França se prepara para recordes de calor em meio a incêndios florestais

França se prepara para recordes de calor em meio a incêndios florestais

A França se prepara nesta segunda-feira (18) para o que pode se tornar um dos dias mais quentes de sua história, com temperaturas chegando a 40º C em regiões costeiras apreciadas por turistas, enquanto os incêndios florestais se intensificam no oeste e no sul.

“O pico desta onda de calor é esperado para segunda-feira”, informa a MeteoFrance em comunicado, prevendo temperaturas entre 40º C e 42º C – e “mais altas em algumas áreas locais” na costa atlântica ocidental da França.

“O dia pode se tornar um dos mais quentes já registrados na França”, informa a agência, acrescentando que as temperaturas podem chegar de forma inédita a 40º C no porto de Brest, na Bretanha, no noroeste do país.

Ficará claro na segunda-feira se um novo recorde nacional de temperatura média durante todo o dia (atualmente de 29,4º C, alcançados pelas ondas de calor históricas de 2003 e 2019) será estabelecido.

Espessas nuvens de fumaça puderam ser vistas nas famosas praias da costa atlântica perto da imponente duna de areia Pyla, perto de Arcachon, enquanto ventos fortes e altas temperaturas continuam alimentando incêndios florestais. O ministro do Interior, Gerald Darmanin, enviou três aviões bombardeiros de água adicionais para a região.

Os incêndios na região se espalharam por 14.000 hectares (34.595 acres), declarou a prefeitura do estado local em um tweet na manhã desta segunda, acrescentando que houve relatos de feridos até agora.

A França emitiu no domingo alertas vermelhos, os mais altos possíveis, para várias regiões, com os moradores instados a “estar extremamente vigilantes”.

Tags: calor, França
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *