Parceria viabiliza reciclagem de isopor nos bois de Parintins para a prática da defesa ambiental

Parceria viabiliza reciclagem de isopor nos bois de Parintins para a prática da defesa ambiental

Trabalhar a reciclagem do isopor e evitar a agressão ao meio ambiente no processo de construção do projeto alegórico dos bois Caprichoso e Garantido é o projeto que começa a ser implementado em Parintins, dando sequência ao “Recicla, Galera”, executado numa da parceria do Governo do Estado, Sema, Prefeitura de Parintins, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), Instituto Ambiental do Amazonas (Ipaam), e a multinacional Coca-Cola.

A iniciativa une o discurso à prática, já que os bois cantam e falam de preservação, mas enfrentam problemas sérios para reciclar o lixo que produzem.

A partir de agora, uma nova parceria entra em cena com a empresa Santa Luzia, de Santa Catarina, especializada em reciclagem de isopor, que vem na fonte recolher o material dos galpões dos bumbás de Parintins.

Na manhã de hoje, o Boi Caprichoso foi o primeiro a assinar o termo da parceria e receber parte das big bags para o recolhimento do material.

O ato ocorreu no galpão central com assinaturas do vice-presidente do boi azul Karu Carvalho que recebeu o material do secretário da Sedema, Alzenilson Aquino.

“É uma parceria muito importante com a empresa Santa Luzia que vai recolher esse material dando todo suporte aos bumbás com parte de big bags e transporte do material a Manaus e posteriormente até Santa Catarina para que eles possam fazer a reciclagem do isopor”, disse Alzenilson.

Ele explicou que após o projeto ambiental desenvolvido no período do Festival Folclórico, já ficou definida a ação pós festival e a prefeitura de Parintins se comprometeu com a implementação da coleta seletiva, inicialmente voltada para um dos grandes problemas que os bois enfrentam que é a destinação do isopor.

Logística

Alzenilson lembrou que a logística reversa prevista na Lei dos Resíduos Sólidos ainda não é executava no município pela distância da capital e os bois mostraram que esse é o principal problema que enfrentam.

“Será um ponto bastante positivo para os bois, nós já vínhamos tratando da questão ao longo dos anos, já que o gargalo são os resíduos de isopor que prejudicam os mananciais próximos aos galpões. Agora temos a oportunidade de minimizar o problema, até quem sabe a gente consiga a máquina apropriada para o material saia daqui com menos volume para sua reutilização”, disse.

O vice-presidente do Caprichoso, karu Carvalho agradeceu a parceria que chega num momento preciso para os bois.

“Não é fácil reciclar a parte de isopor, muito difícil e os parceiros estão vindo na fonte recolher esse material. O isopor não vai chegar mais lixeira e nem no meio ambiente é isso é muito importante”, ressaltou.

Ele disse que o boi Caprichoso utiliza em média 400 blocos de isopor na temporada e gera em torno de três toneladas de resíduos. “Estamos muito gratos ao governo, prefeitura e as empresas que estão ajudando o festival de Parintins”, comemorou. Alzenilson informou que posteriormente o mesmo processo será feito com o Boi Garantido.

Por Peta Cid

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *