Homens são presos por abuso contra crianças e adolescentes na 4ª fase da Operação Acalento

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagrou a 4ª fase da Operação Acalento nesta quarta-feira (13) e prendeu duas pessoas, sendo uma em Maués e a outra em Manaus, por abuso sexual e físico contra crianças e adolescentes.

Segundo a delegada Joyce Coelho, a prisão que ocorreu em Manaus é de um empresário de 62 anos acusado de abusar sexualmente de duas sobrinhas-netas. O homem também as ameaçava com arma de fogo para que não revelassem os crimes cometidos.

“São meninas moradoras do interior do Estado do Amazonas que não tinham muitas condições econômicas e acabaram sendo seduzidas para vir trabalhar, morar na casa da família em Manaus sob o pretexto de que vinham estudar e aqui acabavam sendo abusadas no interior da casa, sendo ameaçadas, silenciadas”, explicou a delegada.

Os abusos teriam começado quando a primeira irmã veio para Manaus ao 13 anos. A vítima, atualmente com 17 anos, não tinha coragem de denunciar o tio-avô.

No ano passado, a irmã dela veio para a capital com 15 anos e conseguiu gravar uma cena em que era abusada pelo acusado e o denunciou na delegacia. As adolescentes também sofreram exploração de trabalho infantil.

A delegada também relatou que a adolescente de 17 anos sofreu um estupro corretivo. “Aos 14 anos ela começou a se descobrir homossexual e o estupro corretivo foi usado como desculpa por ele (o acusado) para que ela se consertasse. Que isso não era normal, que os pais não iriam aceitar e que ele iria ajudá-la”.

Sobre o caso do município de Maués, um homem de 33 anos é acusado de abusar física e psicologicamente das filhas de 11 e 14 anos e também da esposa.

Conforme a delegada Joyce, as irmãs foram encaminhas por uma conselheira tutelar da escola, pois a criança de 11 anos apresentava frequente crises de ansiedade, automutilação e algumas tentativas de suicídio.

A criança acabou confessando que ela, a irmã e a mãe sofriam muita violência doméstica por parte do genitor e não tinha coragem de denunciar. Elas agora estão sob o cuidado da avó materna.

O acusado conseguiu fugir para o município de Maués, mas já foi encontrado e está preso aguardando o deslocamento para Manaus.

A Operação Acalento iniciou no dia 12 de junho deste ano e visa a realização de ações preventivas e repressivas para diminuir a violência contra a criança e o adolescente

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *