Ilumina+ Amazonas já implantou 12 mil pontos de LED no interior

Ilumina+ Amazonas já implantou 12 mil pontos de LED no interior

O município de Nhamundá é o quarto do Estado a ter seu sistema de iluminação pública modernizado pelo programa Ilumina+ Amazonas. A Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Amazonas (UGPE) concluiu a substituição das lâmpadas.

Barreirinha, Parintins e Tefé também já estão 100% iluminadas com LED. Ao todo, o Governo do Estado já substituiu 12.498 pontos de iluminação por meio do Ilumina+ Amazonas no interior.
Em Itacoatiara, o programa está em execução e já substituiu 2.304 lâmpadas com previsão de conclusão do trabalho até o final desse mês. Ainda em julho, o programa chega aos municípios de Autazes, Boa Vista do Ramos, Humaitá, Manicoré, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Urucurituba.

Pelo cronograma, o Programa Ilumina+ Amazonas está previsto para Iranduba, Manicoré e Urucurituba em agosto; em setembro, vai para Beruri, Borba, Coari e Codajás; em outubro, Manacapuru e Novo Airão; em novembro, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga; e em dezembro, Boca do Acre, Carauari e Eirunepé. A cidade de São Sebastião do Uatumã também deve ter iluminação em Led ainda este ano.

Modernização e padronização

Até o fim do ano, serão 27 municípios com a nova tecnologia, uma vez que Maués já está 100% em LED desde 2019. O serviço foi feito quando a UGPE executou o Prosai Maués e serviu de projeto piloto para a implantação do Ilumina+ Amazonas.

Além de Maués, o Governo do Amazonas também firmou convênios com as Prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, e está repassando os recursos que irão utilizar para efetuar a implantação do novo sistema de iluminação pública.

Dentre as demais vantagens do novo sistema, as luminárias de LED têm maior eficiência energética, ou seja, iluminam mais com menos consumo de energia. Estima-se uma economia de até 60% em relação às lâmpadas comuns. Também são mais duráveis e, por isso, reduzem os custos com manutenção para as prefeituras do interior.

A iluminação em LED também reduz o impacto ao meio ambiente. Um dos efeitos benéficos, nesse sentido, é que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado. Com a implantação do programa Ilumina + Amazonas, o consumo de combustíveis fósseis irá reduzir nos municípios.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *