Terceira dose é necessária para combater as variantes da Covid, diz infectologista

Terceira dose é necessária para combater as variantes da Covid, diz infectologista

O Brasil vive uma nova onda de Covid-19, segundo o infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.

Ele chamou a atenção para o fato de que “não estamos registrando a totalidade de casos, e há cada vez mais subnotificação, com as pessoas testando menos ou não reportando resultados de autotestes.”

“O aumento de casos é muito maior do que o reportado, todos nós conhecemos pessoas que estão com Covid-19, é um momento de maior circulação”, ressaltou.

Kfouri afirmou que o aumento também se reflete nos números de internações e mortes. “Voltamos ao patamar de 6 mil mortes por mês, e chegamos a reduzir para 3 mil, aproximadamente.”

Segundo o diretor da SBIm, a maior dificuldade neste momento é a “compreensão de que o esquema primário de vacinação é de 3 doses.”

“Temos boa parte da população somente com duas doses, mas, para a atual variante, a Ômicron, com as subvariantes b.a.4 e b.a.5, duas doses não são suficientes para proteção adequada”, completou.

Vacinação

O infectologista defende que, além de incentivar a vacinação com esquema completo, incluindo a quarta dose para quem já está elegível, é importante também “associar as terapias que temos registros, antivirais e anticorpos monoclonais”, especialmente para as pessoas que ficam vulneráveis mesmo com a vacina, a exemplo de transplantados e quem tem mais de 80 anos.

“Temos antivirais que funcionam, têm registro, mas estamos demorando para atender a população mais vulnerável.”

Renato Kfouri também alerta que não é possível banalizar o número de mortos diariamente pela Covid-19.

“Quando passamos de nível de 4 mil mortes por dia, para 200 mortes, parece sensação de tranquilidade, e tem se refletido no comportamento, como falta de uso de máscara, é um risco enorme, nenhuma doença infecciosa e prevenível por vacinação têm esses números”.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.