Projeto para ajudar produtores rurais vence maratona AmazonHacka – Bio Amazônia

A Good Job Tecnologia foi a equipe vencedora do hackathon. Foto: Divulgação/Marcelo Ramos/Instituto Visão Amazônica

A equipe vencedora do hackathon AmazonHacka – Bio Amazônia, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, é a Good Job Tecnologia.

O resultado foi anunciado durante o encerramento da ExpoAmazônia Bio&Tic, neste sábado (2), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Sul de Manaus.

Representando a equipe, Bruno Alencar explicou que o evento serviu para que grandes ideias fossem aproveitadas. A equipe que garantiu o segundo lugar foi a Amaçu. O terceiro lugar ficou para a Logmz.

“Criamos uma plataforma de Marketplace B2B, que gera um fundo social para a comunidade que ajuda os pequenos produtores a desenvolver projetos de beneficiamento e subsidiar recursos para os produtores que perderam suas produções. O primeiro lugar foi inesperado, ficamos todos nervosos. A avaliação do corpo técnico foi muito satisfatória”, disse, ao comemorar o prêmio de R$ 25 mil para financiamento dos projetos, incluindo programas de mentoria com especialistas.

Foto: Divulgação/Marcelo Ramos/Instituto Visão Amazônica

“Nós agradecemos a participação e esforço de todos para que o AmazonHacka alcançasse seu objetivo voltado para o desenvolvimento de ideias e inovações das nossas cadeias produtivas, valorizando nossa bioeconomia. Parabéns aos vencedores, aos mentores, júri, coordenadores, e ao Instituto Visão Amazônica pela execução do hackathon”, comentou o secretário executivo de Ciência e Tecnologia (Sect) da Sedecti, Luiz Herval.

Foto: Divulgação/Marcelo Ramos/Instituto Visão Amazônica

Soluções inovadoras

O AmazonHacka – Bio Amazônia é evento, em formato de maratona, que reúne profissionais e entusiastas de diversas áreas relacionadas à tecnologia da informação, biotecnologia, design, negócios, biologia, entre outras, com objetivo de desenvolver soluções inovadoras e aplicáveis que otimizem o Polo de Bioeconomia como um vetor econômico viável e sustentável.

Participaram as equipes Tupiware, Construnorte, Amaçu, Green Life, Good Job, Amazon IA, Logamz e Amazonicidade. Uma equipe desistiu após a entrega dos produtos.

Especialistas

Após 48h, as equipes foram submetidas ao julgamento de especialistas em cadeias produtivas, ciência e tecnologia. O júri foi composto pelos experts Francisco Almeida, Luiz Antônio, André Luiz Willerding, Leonardo da Silva, Spartaco Filho e Luíz Herval.

“Todos os grupos estão de parabéns. O fato de pensarem em problemas de logística e transporte que estão travando o desenvolvimento do nosso estado, isso é fantástico. Nunca deixem de lado a capacitação”, observou o pesquisador do Inpa, Luís Antônio, representando os jurados.

Avaliação

Segundo o diretor do Instituo Visão Amazônica, Erandir Júnior, a avaliação dos projetos apresentados foi realizada respeitando oito critérios de mesmo peso, divididos em dois grupos: Critérios Gerais (Originalidade e Inovação; Impacto social ; Adequação ao Desafio; e Exposição da ideia) e Critérios Técnicos (Qualidade Técnica; Completude da Solução; Potencial para implementação; e Usabilidade e Experiência do Usuário).

“Acredito que as equipes no terceiro dia se motivaram ainda mais não somente pelo evento, mas por estarem ambientadas e por isso, tiveram mais inspirações trazendo ideias importantes. As equipes estão de parabéns, a coordenação do evento foi um sucesso. Isso mostra que a parceria do Instituto Visão Amazônica com o poder público está dando certo”, finalizou Erandir Júnior.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.