Seap atinge 100% da população carcerária em Manaus matriculada em programas de ressocialização

Foto: Divulgação/Seap

Os programas de ressocialização e remição de pena Conhecimento que Liberta, Trabalhando a Liberdade e Remição de Pena pela Leitura, implantados no sistema prisional pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), alcançaram uma marca histórica com índices positivos.

As iniciativas foram inseridas no ano de 2019, tendo como objetivo primordial a alfabetização, educação formal, os ensinos superior e profissionalizante, além de promoverem a ressocialização do reeducando, fomentando a cidadania e gerando economia ao Estado pela remição de pena.

No último período de 2021, a Seap alcançou o total de 3 mil internos incluídos em atividades de remição. Neste ano, a meta de 100% foi alcançada, onde 4.500 internos da capital estão inseridos nos programas ofertados pela Seap. O trabalho só foi possível devido às parcerias realizadas entre a secretaria, órgãos públicos, empresas privadas e parceiros que abraçam a ideia.

O Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, responsável pela realização dos cursos de qualificação profissional e práticas por meio do trabalho, foi de fundamental importância para o alcance deste índice positivo. A chefe do Deresc, Keyla Prado, afirma que esta é uma grande conquista, fruto de um trabalho árduo realizado por toda uma equipe que busca diariamente cuidar e acreditar que a mudança de vida é possível através da educação.

“Para nós este é um momento de realização, uma vitória coletiva, pois é o reflexo de um enorme avanço. Durante esses anos de trabalho nós buscamos proporcionar aos internos a qualificação profissional, para que eles possam acreditar que mudar de vida é possível. E internamente realizamos todo um trabalho com a equipe técnica das unidades, investindo também no servidor, fazendo ele vestir a camisa e acreditar nas atividades propostas, gerando assim benefícios para o sistema e a sociedade”, diz Keyla Prado.

Foto: Divulgação/Seap

Os índices positivos alcançados também são resultados proporcionados pela Escola de Administração Penitenciária (Esap), cujo objetivo é o trabalho em atividades que potencializam a educação e a qualificação das competências e habilidades dos operadores de execução penal, com o propósito de humanização e reinserção social da pessoa privada de liberdade.

“No mesmo passo que cuidamos da educação dos reeducandos custodiados no Amazonas, buscamos proporcionar uma evolução de conhecimento dos servidores, porque somente com a integração iremos continuar gerando resultados ainda maiores. No que tange ao operacional, estamos construindo um currículo único de formação dos monitores de ressocialização, por meio do que iremos padronizar a base educativa de procedimentos executados nas unidades”, pontuou o tenente Tales Renan, diretor da Esap.

O secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar, ressalta que o resultado desse esforço coletivo tem sido de bons frutos.

“O Governo do Amazonas, visando sempre a dignidade das pessoas, tem sido incansável no apoio ao trabalho do sistema prisional, minha eterna gratidão. Termos alcançado esse marco histórico na Seap é imensurável, a nossa alegria é ver a felicidade das pessoas privadas de liberdade, assim como de seus familiares. Pensamos nas ações do agora, mas com o foco central no futuro, esse é o legado que queremos deixar, que as pessoas privadas de liberdade possam trilhar uma nova história lá fora”, declarou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *