Prefeitura apresenta prestação de contas da Semsa no primeiro quadrimestre de 2022

De acordo com o titular da Semsa, Djalma Coelho (à esquerda), a Secretaria Municipal de Saúde apresentou diversos avanços no período avaliado. Foto: Divulgação/Henrique Souza/Semsa

A Prefeitura de Manaus apresentou à Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta sexta-feira, 1º/7, a prestação de contas dos resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no primeiro quadrimestre de 2022. Os índices fazem parte da Programação Anual de Saúde (PAS) e incluem a questão orçamentária e ações finais de saúde.

De acordo com o titular da Semsa, Djalma Coelho, a secretaria apresentou diversos avanços no período avaliado e o levantamento também contribui para o desenvolvimento de estratégias para impulsionar a atenção primária na cidade de Manaus.

“Os resultados alcançados nos deixam muito felizes, pois há muitas metas desafiadoras que nós conseguimos superar. A secretaria segue trabalhando para que, nos próximos dois quadrimestres do ano, a gente possa dar continuidade à ampliação dos serviços ofertados à população, com controle adequado do orçamento público”, disse.

O subsecretário municipal de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, informou que o governo federal determina que as secretarias realizem uma prestação de contas quadrimestral em suas casas legislativas.

“A Semsa sempre respeita as leis e dá total transparência aos atos realizados, então estamos aqui, hoje, para apresentar os resultados obtidos entre janeiro e abril deste ano, como o orçamento previsto para 2022, o que já foi empenhado no primeiro quadrimestre, e as metas alcançadas. Nós estamos à disposição da Câmara, dos vereadores e de toda a população para tirar qualquer dúvida”, pontuou.

Foto: Divulgação/Henrique Souza/Semsa

A subsecretária de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo de Souza, explicou que 24 indicadores fazem parte do monitoramento da PAS, incluindo ações de vigilância alimentar e nutricional, implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), vacinação, além de outros serviços voltados a públicos específicos, como os de gestantes, idosos e crianças.

“Estamos com resultados positivos, acima da meta, na grande maioria dos indicadores, que são de grande importância para o cenário epidemiológico em Manaus e promoção à saúde da população. Isso se deve aos grandes esforços desempenhados pela gestão e por todos os colaboradores da secretaria”, afirmou.

Destaques

A subsecretária destacou que a Semsa manteve em zero o número de casos de HIV/Aids em crianças menores de 5 anos de idade, o que evidencia a qualidade do pré-natal realizado nas unidades básicas de saúde. Além disso, a secretaria conseguiu ampliar em 62% as consultas de puerpério, ou seja, mulheres com até 45 dias após o parto.

Ainda no primeiro quadrimestre deste ano, a Semsa aumentou a cobertura de Vigilância Alimentar e Nutricional em crianças menores de 2 anos de idade; ampliou o número de UBSs com oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); reduziu a quantidade anual de casos autóctones de malária; e ampliou a frota de veículos do transporte sanitário terrestre, entre outros avanços que geram impacto na qualidade de vida da população.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.