Desembargadora Nélia Caminha conclui gestão à frente da Corregedoria de Justiça inaugurando Galeria de Corregedores

Desembargadora Nélia Caminha conclui gestão à frente da Corregedoria de Justiça inaugurando Galeria de Corregedores

O Poder Judiciário Estadual, em uma iniciativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), inaugurou nesta sexta-feira (01/07) a primeira Galeria de Corregedores-Gerais de Justiça do Estado do Amazonas.

Instalada no “Museu do Judiciário do Amazonas”, no antigo Centro Cultural Palácio da Justiça (no Centro de Manaus), a Galeria estará em exposição permanente e foi projetada, sobretudo, para valorizar e preservar a Memória histórica do Estado do Amazonas e para destacar, igualmente, a História e trajetória do Poder Judiciário Estadual.

O evento de inauguração foi conduzido pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, cuja gestão encerra-se na próxima segunda-feira (04) e que, em discurso durante a solenidade, frisou que a Galeria de Corregedores foi projetada para homenagear pessoas que tiveram a importante e honrosa missão de atuar no controle, na vigilância, supervisão e fiscalização disciplinar dos serviços judiciários e extrajudiciais do Amazonas.

Segundo a desembargadora Nélia Caminha, a Galeria é fruto de um rigoroso trabalho de pesquisa e busca destacar o trabalho daqueles que muito contribuíram com o Poder Judiciário e, consequentemente, com a sociedade.

Espaço

“Ao inaugurar este espaço, como um dos últimos atos de nossa administração na titularidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, buscamos reconhecer o empenho e a trajetória de cada Corregedor e Corregedora-Geral de Justiça do Amazonas, bem como eternizar sua contribuição pública para com a sociedade. A Galeria também foi organizada para destacar e homenagear magistrados e magistradas que tiveram, como nós, a importante e honrosa missão de exercer a titularidade da prestigiosa Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e atuar na condução dos trabalhos de controle, vigilância, supervisão e fiscalização disciplinar dos serviços judiciários e extrajudiciais do Amazonas. Esta missão, ora abraçada pelos Corregedores-Gerais de Justiça, é árdua porém digna de reconhecimento, por zelar pela excelência da prestação jurisdicional e pela boa conduta dos magistrados e do segmento extrajudicial”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha.

A solenidade de inauguração do espaço, contou com a presença dos desembargadores ex-corregedores de Justiça do Amazonas: Lafayette Carneiro Vieira Júnior, Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura; além dos desembargadores aposentados, que também exerceram a titularidade da Corregedoria de Justiça: Manuel Neuzimar Pinheiro e Lafayette Carneiro Vieira.

Também prestigiaram a solenidade de inauguração os desembargadores e desembargadoras Carla Maria Santos dos Reis, Maria das Graças Pessoa Figueiredo; Vânia Maria Marques Marinho, Joana dos Santos Meirelles, Onilza Abreu Gerth e Délcio Luís Santos.

Galeria

A Galeria ficará em exposição permanente no 1º. Andar do Museu do Judiciário do Amazonas – antigo Centro Cultural Palácio da Justiça – e evidencia, em 52 fotografias, as personalidades que, desde o ano de 1948, exerceram a titularidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.

Pela importância do resgate histórico da Memória do Poder Judiciário Estadual, a Galeria dos Corregedores de Justiça incrementa o acervo do Museu do Judiciário do Amazonas, que foi inaugurado em agosto do ano de 2021 e que integra o Cadastro Nacional de Museus (CNM), para produção de conhecimentos e informações sistematizadas sobre o setor museológico brasileiro em toda sua diversidade.

O evento de inauguração também marca, de forma simbólica, a conclusão dos trabalhos da atual gestão da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, que compreendeu o período de Julho de
2020 a Julho de 2022, sob a titularidade da desembargadora Nélia Caminha Jorge e que será exercida pelo desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de Julho de 2022.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *