Gestantes atendidas em UBS no Japiim ganham ensaio fotográfico como incentivo ao pré-natal

Para que a gestante ganhe o book, é necessário realizar pelo menos seis consultas de pré-natal e estar com todos os exames em dia. Foto: Divulgação/Henrique Souza/Semsa

Gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) S-33, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, receberam um ensaio fotográfico durante as ações do projeto Renascer, na manhã desta quinta-feira, 30/6. A unidade, gerenciada pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), busca valorizar a realização completa do pré-natal, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, acompanhou a realização do ensaio e disse que a iniciativa dos servidores da unidade contribui com a sensibilização das mães sobre a importância do acompanhamento da gestação. A realização do pré-natal é um dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde, por meio do programa Previne Brasil, que verifica a qualidade da saúde básica nas cidades e usa os dados como parâmetros para o financiamento de ações de saúde.

“Esse projeto reforça o papel do profissional da saúde de conscientizar as grávidas sobre todos os exames necessários durante o pré-natal, que garantem um bom desenvolvimento do feto e promoção de saúde às mulheres. Todas as unidades básicas de saúde devem ser buscadas em caso de suspeita ou confirmação da gravidez, para início do pré-natal, que deve ter, no mínimo, seis consultas até o parto”, disse Djalma.

Foto: Divulgação/Henrique Souza/Semsa

A enfermeira Katiana Fernandes, coordenadora do projeto Renascer, contou que a atividade é um sonho antigo dos profissionais que atuam na UBS S-33, e foi colocado em prática a partir de março deste ano. Após um mês de planejamento, em abril, o projeto convocou as primeiras gestantes para a realização do book de gravidez.

“São os próprios servidores que desenvolvem todo o projeto, que começou com muito carinho como forma de estimular nossas gestantes a virem até a unidade e participarem, continuamente, das ações aqui realizadas, desde o início da gestação, pós-parto, e também para voltar com as crianças para fazer a vacinação”, afirmou.

Foto: Divulgação/Henrique Souza/Semsa

Do lado de fora da unidade, o cenário foi todo decorado para o ensaio fotográfico das gestantes, que receberam maquiagem e penteado. Katiana explicou que para que ela ganhe o book, é necessário realizar pelo menos seis consultas de pré-natal e estar com todos os exames em dia.

“Eu só tenho a agradecer a toda a equipe por esse momento que está sendo proporcionado a mim e outras gestantes. É uma experiência nova para mim, bem diferente, então só sinto gratidão diante de tudo isso”, declarou doméstica Cristiane Fortes está no oitavo mês de gravidez da bebê Raíssa.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *