Alertas da defesa civil serão emitidos pelo Whatsapp em todo o Brasil

Alertas da defesa civil serão emitidos pelo Whatsapp em todo o Brasil

Os alertas de desastres emitidos pelas Defesas Civis de todo o país passarão a ser emitidos pelo aplicativo Whatsapp dentro de 60 dias. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) será assinado nesta quarta-feira (29/6), através de uma parceria do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com o WhatsApp e a Robbu.

Uma coletiva de imprensa com o anúncio da ação será transmitida no Youtube a partir de 11h desta quarta, com a participação do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas; do diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, e do diretor Comercial da Robbu, Francisco Dabus.

Será necessário se cadastrar por meio de um número único de Whatsapp, e as pessoas receberão os alertas de acordo com a localidade em que estão. A plataforma será alimentada pelos estados e municípios, a partir da tecnologia e capacidade de emissão de alertas de risco.

Serão enviados também, além dos alertas para a região, dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre, e até alertas ativos em outros estados do Brasil.

Atualmente, a população já recebe alertas por meio de SMS, Telegram TV por assinatura e pelo Google. A ampliação para o Whatsapp permitirá que mais milhões de brasileiros tenham acesso aos alertas e medidas de autoproteção em situações de emergência, já que o Brasil possui 165 milhões de usuários do aplicativo.

A Defesa Civil de Belo Horizonte tem canais movimentados nas redes sociais, e acompanhou a criação e a evolução da ferramenta. Em BH, o serviço de alerta via SMS é gratuito, e conta com 10 milhões de usuários. Para se cadastrar, basta apenas informar o seu CEP para o número 40199 e a confirmação virá em sequência. São enviados alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e de outros fenômenos meteorológicos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *