Vigilância em Saúde investiga cinco casos de rabdomiólise em Itacoatiara

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Para investigar casos de rabdomiólise associada à Doença de Haff (conhecida popularmente como Doença da Urina Preta), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza a partir de hoje (27) até quinta-feira (30) uma visita técnica no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

A visita técnica tem como objetivo a investigação da doença para identificar possíveis causas e promover o monitoramento das ações realizadas pelo município, devido a três casos notificados de rabdomiólise, dia 17 de junho, e mais dois casos no dia 22 de junho. O monitoramento é realizado pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM).

Dos cinco casos de rabdomiólise notificados no município, dois receberam alta médica e três seguem internados estáveis. “As pessoas apresentaram relatos distintos sobre a origem do pescado, sendo casos isolados e sem vínculo epidemiológico”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

De acordo com a coordenadora do CIEVS, Josielen Amorim, a visita técnica ocorre para poder monitorar os casos e apoiar a Vigilância em Saúde de Itacoatiara. “Toda a investigação é criteriosa. Então, precisamos acompanhar de perto para fortalecer a investigação e a interpretação do cenário epidemiológico e ambiental da rabdomiólise compatível com a Doença de Haff”, explica.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma doença caracterizada pela quebra muscular e liberação dos constituintes das células no sangue. Essa doença pode danificar os rins, que sobrecarregados não conseguem filtrar os resíduos concentrados na urina, levando à insuficiência renal aguda.

A Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, é uma síndrome ainda sem causa definida, caracterizada por uma condição clínica que desencadeia o quadro de rabdomiólise com início súbito de rigidez e dores musculares e urina escura.

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui investigação de surtos por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico é o (92) 3182-8510.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *