Garantido encena na última noite de Bumbódromo a Utopia Vermelha

Foto: PMS

Utopia Vermelha foi a noite defendida pelo Boi Garantido em sua última apresentação no Bumbódromo de Parintins.

Com um repertório carregado de emoção e a proposta de fazer uma revolução com paixão, arte e criatividade, o Bumbá levou a galera ao delírio com a chegada na arena do levantador de toadas Sebastião Júnior, que foi o último a disputar o item 2, defendido na primeira noite por David Assayag e na segunda por Edilson Santana. A galera correspondeu cantando com ele as mais belas composições do boi Garantido.

O bumbá apresentou como figura típica regional “O Viajante dos Rios da Amazônia” representando os caboclos que singram os rios da Amazônia. A alegoria trouxe uma homenagem ao apresentador Paulinho Faria, que faleceu vítima da Covid 19, trazendo um barco com o seu nome.
No cenário montado que trazia a frase Amazônia do Povo Vermelho, um balão junino veio trazendo do alto a rainha do folclore Edilene Tavares.

A exaltação folclórica O Mamulengo do Folclore Parintinense, que encenou figuras do auto do boi tendo como figura alegórica Alexandrina Monteverde, a dona Xanda, mãe de Lindolfo Monteverde, fundador do Garantido.

Da alegoria surgiu o Boi Garantido, a porta-estandarte Daniela Tapajós e a sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra com um belo vestido que exaltava o boi brinquedo de São João.

A lenda Amazônia do Garantido, Teperecique, o Senhor das Águas, mostrava a destruição do povo Ianomâmi, pela ação de atividades mineradoras. A entidade encenou toda a sua ira para defender a floresta e seus povos da devastação e da cobiça. Se as águas são agredidas, os seres também dão a resposta. Nesse contexto um grande jacaré surgiu na alegoria trazendo a
cunhã-poranga Isabele Nogueira.

O Bumbá experimentou momentos de muita emoção e um deles foi a dança do Pajé Adriano Paketá com as tribos vermelhas e homenagem uma faixa erguida pedindo justiça pela morte de Dom Phillips e Bruno Pereira.

O vermelho e branco levou para a arena o ritual Tenharim, que conta o rito da nominação e iniciação de um xamã diante do caos nas aldeias. Ao xamã cabe afugentar os males e resgatar a cunhã mais linda da aldeia.

O Garantido se despediu do Bumbódromo em clima de festa e prometendo levar o título de campeão para a Baixa do São José.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.