18/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Garantido celebra o ‘Povo Vermelho como Brasa’ na primeira noite do festival

Publicado em 25 de junho, 2022

Garantido celebra o ‘Povo Vermelho como Brasa’ na primeira noite do festival

A festa que o boi Garantido levou para a primeira noite de apresentação na arena do Bumbódromo destacou as matizes indígena e cabocla vítimas de um processo de colonização genocida que aconteceu na região e a resistência do “Povo Vermelho como Brasa”, tema da noite.

O apresentador Israel Paulain chegou em um coração, símbolo do bumbá, conduzido por um guindaste em meio a emoção do retorno ao Bumbódromo e o levantador de toadas David Assayag defendeu o item entoando antigas e novas toadas que balançaram as arquibancadas.

A porta-estandarte Daniela Tapajós também chegou conduzida por um guindaste enquanto na arena a representação de grande maloca trouxe as tuxauas mulheres, pela primeira vez representando o item para marcar o empoderamento feminino.

No ritual do Karõ Kraô, onde o Pajé Adriano Paketá travou uma luta espiritual para trazer de volta as almas que não eram pra morrer naquele momento. A alegoria foi apesentada como segunda alegoria, diferente do comum que geralmente é o ultimo item da se apresentar. O ritual simbolizou a superação da pandemia, a cura e a volta para a festa.

A figura típica apresentada foi a do Pescador. O bumbá homenageou seu fundador, Lindolfo Monteverde que faria 120 anos. No dia de São João, 24 de junho, o bumbá celebrou o santo padroeiro do Boi Garantido. A alegoria trouxe o boi Garantido para dançar na arena e a sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra.

A rainha do folclore, Edilene Tavares, veio conduzida por uma arara vermelha para sua evolução na arena, chamando a atenção para a preservação.

Saindo do universo indígena para o universo caboclo, o bumbá encerrou a a primeira noite com a lenda da cobra grande, com a toada “Quando Honorato Lutou com Caninana. Na lenda, o duelo entre Honorato e Caninana, duas cobras irmãs e a transfiguração numa linda mulher, interpretada pela Cunhã-Poranga Isabelle Nogueira.

Por Peta Cid

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.