Primeiras CNHs Sociais são entregues em Coari

Ao todo, 308 pessoas foram selecionadas pelo projeto e estão em processo de habilitação.

Aos 22 anos e iniciando na faculdade, a universitária Maristela Duarte, de 22 anos, realizou o sonho de tirar a Carteira de Habilitação. Ela foi uma das 19 pessoas que receberam o documento em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), por meio do projeto “CNH Social”, criado pelo Governo do Estado e realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

“É uma oportunidade única para nós do interior do Amazonas, principalmente ela sendo de graça. Nem todos têm condições de pagar pela CNH. Eu nem tinha esperança de ser contemplada, tanto que fui avisada por amigos e só entreguei a documentação no finalzinho do prazo. Estou muito feliz”, afirmou Maristela.

A entrega das primeiras CNHs Sociais em Coari ocorreram na tarde desta quinta-feira (23/06) no Escola GM3, na região central do município. Foram 19 pessoas que já concluíram todas as etapas do processo de primeira habilitação ou de adição de categoria. Outras 289 pessoas ainda se encontram em processo para tirar a primeira CNH ou adicionar categoria.

Um outro contemplado nesta primeira entrega foi o Mateus dos Santos Souza, 24. Ele está desempregado e com a adição de categoria A à sua CNH, novas oportunidades poderão se abrir. “Acredito que agora possa conseguir um trabalho de entregador de moto. Se não fosse o projeto, eu não teria condições de mudar minha CNH”, contou.

Detran Cidadão

O Projeto CNH Social faz parte do Programa Detran Cidadão, que é considerado o maior programa de inclusão social no trânsito do Amazonas, cujo objetivo é conceder, gratuitamente, o curso de formação de condutores para pessoas de baixa renda não habilitadas, e também a formação para adição ou mudança de categoria para quem já tem CNH.

O “CNH Social” foi lançado em dezembro de 2021 e, desde então, já selecionou 10 mil pessoas de todo o Estado para tirar a habilitação ou adicionar e mudar de categoria.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.