Mostra ArteNaMata é opção para este fim de semana na Comunidade do Livramento

Foto: Divulgação

A 1ª Mostra ArteNaMata de Cultura e Economia Criativa, coordenada pelo artista visual Zeca Nazaré, e que será realizada neste fim de semana (sábado e domingo, 25 e 26 de junho), promete movimentar a comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada a 20 minutos de barco de Manaus.

O projeto, contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2021 – Prêmio “Amazonas Criativo”, do Governo do Estado do Amazonas, já tem confirmado 20 artistas e empreendedores da comunidade do Livramento e entorno, que estarão expondo seus produtos das 10h às 16 horas.

Além dos trabalhos e serviços disponíveis para venda, como quadros, utensílios de madeira, cestaria, artesanato e pintura corporal indígena, a primeira edição da mostra também tem o objetivo de movimentar restaurantes e pousadas locais, além de potencializar os passeios turísticos nas comunidades do entorno.

Os visitantes podem ainda conhecer os ateliês ArteNaMata e a Casa do Artesão.

Artistas confirmados

Entre os artistas já confirmados estão o parintinense Luiz Salgado, morador da comunidade do Livramento há mais de dez anos; e Dhiani Pássaro, artista visual da etnia Wanano, morador da comunidade Benezér.

O músico e luthier Manoel Sidronio e Antônio Sodré, músico e artesão que produz flautas indígenas a partir de material colhido na própria floresta também participarão da mostra.

A líder indígena baré, dona Geremias e o marido, Sérgio, assim como o “seo” Sanção e a mulher, D. Maria e Carlão irão expor artesanato local produzido na comunidade.

O ferramenteiro Gerson Santana, o Negão, estará mostrando uma máquina produzida por ele, na comunidade do Livramento, para beneficiamento de sementes para uso em artesanato.

Como chegar

Diariamente, voadeiras (pequenos barcos) partem da Marina do Davi, localizada depois do Tropical Hotel. O trajeto até a comunidade Nossa Senhora do Livramento dura cerca de 20 minutos, num passeio pelo rio Negro e igarapés do Tarumã.

A passagem ida e volta, por pessoa, custa R$ 12.

Onde comer

Restaurante Caribé – Reservas: 99237-5401

El Negron – Reservas: 99120-4972

Restaurante Natureza – Reservas: 99267-3587

Restaurante do S. Dedeu – Reservas: 99119-7577

Onde se hospedar

ArteNaMata Amazônia – Reservas: 99175-3568 / 99183-9353

Refúgio Samaúma – Reservas: 9915-7187

Pousada Sabor da Terra – Reservas: 99973-0604

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *