Em Parintins, Governo lança Regulariza + Organizações Agro para beneficiar 10 mil famílias no AM

Foto: Divulgação/Idam

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), lançou, nesta sexta-feira (24/6), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o programa Regulariza + Organizações Agro. A iniciativa é voltada às entidades representativas dos produtores rurais, como cooperativas, associações e colônias, que passam a receber orientação e acompanhamento jurídico para regularização documental e fiscal junto à Receita Federal.

A cerimônia de lançamento foi realizada na Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado (ADS), na Praça dos Bois, e teve a participação do diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches; do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter), Radson Alves; do diretor de Planejamento Institucional (Diplan), Fabrício Corrêa; da diretora-presidente da ADS, Michele Bessa; e do secretário de Produção Rural de Parintins, Sebastião Teixeira.

“Fazemos a extensão rural e estamos cotidianamente junto dos produtores. Os processos produtivos evoluíram muito, mas as entidades, por um detalhe aqui ou outro ali, acabam ficando inaptas. Agora, com o programa Regulariza + Organizações Agro, todos os coletivos de produtores poderão se regularizar e passar a concorrer em editais, aumentando a renda das famílias e dando melhores condições de trabalho e de vida”, garantiu Tomás Sanches.

A meta em Parintins é regularizar os documentos de 40 entidades, alcançando assim pelo menos 3 mil famílias. Nesse lançamento, 23 entidades já aptas foram representadas pela Cooperativa Agroextrativista e Turismo do Lago do Máximo (Coopimafa).

“Muitas destas organizações não conseguem acessar políticas públicas por não estarem legalizadas junto a órgãos como Receita Federal, por exemplo. Agora, com esse programa, já percebemos a animação dos produtores, pois eles já entenderam que poderão produzir mais porque as vendas vão aumentar. Viva o programa Regulariza + Organizações Agro, e parabéns ao Idam por essa iniciativa”, pontuou José Ramos, técnico do Idam Parintins, que fará o acompanhamento dos processos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *