Ecopontos da campanha ‘Recicla, Galera’ começam a ser instalados em Parintins

Foto: Divulgação/Sema

Pontos turísticos e estratégicos do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) começaram a receber, nesta quarta-feira (22/6), os ecopontos da campanha “Recicla, Galera!” – promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Coca-Cola Brasil.

Ao todo, 30 ecopontos foram distribuídos por diversas zonas da cidade, onde há fluxo intenso de moradores e visitantes. As estruturas vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis – plásticos, metal e papel.

Segundo a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, a instalação dos PEVs visa diminuir a quantidade de resíduos que vai parar no aterro da cidade no período do Festival Folclórico.

“Parintins já começou a receber turistas e é natural que a quantidade de resíduos gerados também aumente nesse período. Essa é uma das frentes de atuação da campanha ‘Recicla, Galera!’, para que Parintins possa ter o maior Festival Folclórico de todos os tempos, também, na área ambiental”, destacou.

Todos os resíduos recicláveis coletados aos ecopontos serão destinados à Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), gerando renda sustentável para 20 associados.

Confira os locais dos PEVs

1. Aeroporto

2. Aeroporto

3. Avenida Amazonas Azul

4. Avenida Amazonas Azul

5. Avenida Amazonas Vermelho

6. Avenida Amazonas Vermelho

7. Canoeros Bar

8. Canta Galo

9. Canta Galo

10. Esquina do Restaurante Coroas

11. PAC

12. PAC

13. Porto

14. Porto

15. Praça da Catedral

16. Praça da Catedral

17. Praça da Liberdade

18. Praça da Liberdade

19. Praça Digital

20. Praça Digital

21. Praça do Canto do Açaí

22. Praça do Mercado

23. Praça do Mercado

24. Praça dos Bois lado Azul

25. Praça dos Bois lado Azul

26. Praça dos Bois lado Vermelho

27. Praça dos Bois lado Vermelho

28. Auto Posto Chiquinho, Avenida Amazonas

29. Praça do Japonês – atrás do Bumbódramo

30. Praça da Onça

Foto: Divulgação/Sema

Sobre o ‘Recicla, Galera’

A campanha atua em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins, com ações antes, durante e depois do festival.

A parceria foi firmada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.

A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Ascalpin, e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *