Servidores da Funai anunciam greve para quinta-feira (23) e pedem demissão do presidente da Fundação

Os servidores também querem que os responsáveis pelas mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips sejam identificados e punidos. Foto: Divulgação

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciaram uma greve em todo o Brasil para a próxima quinta-feira (23), a partir das 10h. Eles pedem a saída do presidente do órgão, Marcelo Augusto Xavier da Silva. De acordo com nota divulgada pela entidade Indigenistas Associados (INA), o presidente “vem promovendo uma gestão anti-indigenista na instituição”.

Os servidores também querem que os responsáveis pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips sejam identificados e punidos.

De acordo com a INA, a Funai promove perseguição a servidores e lideranças indígenas, além de uma militarização de cargos estratégicos e a esvaziamento de quadros da entidade.

“Por uma Funai indigenista e para os povos indígenas! Pela proteção das/os indigenistas, dos Povos Indígenas e de suas lideranças, organizações e territórios! Convidamos as/os parceiras/os indígenas, indigenistas e da sociedade em geral para o Ato Nacional de Greve da Funai!”, diz o comunicado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *