Pfizer suspende estudo de tratamento brasileiro para pacientes com baixo risco para Covid

Pfizer suspende estudo de tratamento brasileiro para pacientes com baixo risco para Covid

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) informou que o laboratório Pfizer decidiu suspender os estudos clínicos para testar a eficácia do medicamento Paxlovid para o tratamento de pacientes com baixo risco de evolução para a Covid-19 mais grave, ou seja, pessoas sem comorbidades e abaixo dos 65 anos.

No dia 14 de junho, a Fiocruz anunciou a procura por voluntários para testar o remédio.

De acordo com o INI, a análise preliminar do estudo em andamento não mostrou diminuição significativa no tempo de sintomas e internação entre os pacientes de baixo risco que participaram do estudo. A pesquisa, que estava na segunda fase de três, envolvia diversos centros de pesquisas espalhados pelo mundo.

No Brasil, o estudo era realizado no Rio de Janeiro pelo Instituto e seguia na fase de convocação e seleção de voluntários para a pesquisa clínica. Participaram pessoas acima dos 18 anos, que apresentavam sintomas e teste confirmado para Covid-19 no intervalo de cinco dias.

Fiocruz

Em nota para a instituição da Fiocruz, o laboratório Pfizer afirmou que os estudos anteriores feitos com o mesmo medicamento se mostraram seguros e eficazes no tratamento de pacientes de alto risco para o desenvolvimento de quadros mais graves da doença. Segundo o documento, o medicamento continua sendo eficiente para quem adotou este tipo de procedimento.

O Paxlovid foi testado anteriormente em pacientes de alto risco, o que permitiu que seu uso emergencial fosse liberado por agências regulatórias como a FDA (EUA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os resultados apontaram que o remédio, que combina os antivirais Nirmatrelvir e Ritonavir, reduziu em 89% a hospitalização pela doença e óbitos naqueles pacientes.

O laboratório da Pfizer informou que a determinação de interromper o estudo se baseou na baixa taxa de hospitalização ou morte na população de pacientes de risco padrão. Entretanto, a empresa afirmou que continuará avaliando o tratamento em populações com alta necessidade médica não atendida.

A Pfizer também relatou que, um dos achados da pesquisa foi que o autorrelatado alívio sustentado de todos os sintomas por quatro dias consecutivos, parâmetro clínico utilizado como objetivo primário do estudo, não mostrou diferença significativa do ponto de vista estatístico.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *