‘O povo quer conquistar o próprio futuro’, diz Arthur Neto em visita a cidades afetadas pela cheia

O pré-candidato ao Senado visitou os municípios de Anamã, Anori e Beruri. Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Senado pelo PSDB Amazonas, Arthur Virgílio Neto, durante o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (15/6), foi aos municípios de Beruri (na calha do Purus), Anamã e Anori (calha do Solimões), onde foi recepcionado pelos moradores e lideranças comunitárias e políticas. As três cidades passam por momentos difíceis provocados pela cheia dos rios e reclamam do abandono a que estão submetidas.

“Fui muito bem recebido, com muito entusiasmo, e saio com um sentimento de reencontro com o povo. Tenho aliança com o povo, compromissos reais, e tenho certeza de que vou poder lutar ainda mais por todos eles. É um povo sofrido, mas guerreiro, que não quer apenas auxílios emergenciais em horas críticas, mas sim a possibilidade de trabalhar, de empreender, de conquistar o seu próprio futuro”, avaliou o ex-senador e ex-prefeito de Manaus.

Arthur, que durante seus mandatos no Congresso Nacional sempre teve a preocupação de destinar recursos para os municípios em diversas áreas, como saúde, infraestrutura e apoio às atividades econômicas, como o turismo e o incentivo às festividades, teve nas emendas parlamentares o seu grande instrumento de trabalho em favor dos mesmos. “E isso deve ser feito de forma transparente, sem orçamento secreto, nada disso”, criticou.

Agenda

A agenda do político, que este ano completou 45 anos de vida pública, começou no município de Anamã, por volta das 8h40, para uma visita de solidariedade à população da cidade que está totalmente alagada. Ele esteve acompanhado de sua primeira suplemente, Maria do Carmo Seffair; da presidente do PSDB Mulher-AM, Elisabeth Ribeiro; do deputado estadual Wilker Barreto; e do presidente do Diretório Municipal do PSDB, vereador Rosilvado Cordovil; sendo recebido por Jandeco e Ana, lideranças locais.

“O município passa por uma situação muito grave e isso acontece todos os anos. Nós precisamos de apoio”, afirmou Jandeco. “E o Arthur é uma pessoa presente, que cobra. Hoje, infelizmente, não temos ninguém por nós”, reforçou.

Foto: Divulgação

Emerson Antônio, morador de Anamã, disse que a ida de Arthur à cidade é importante para levar a ele o recado da população, que precisa sair do abandono. “Anamã está ao léu, a água está chegando na cumeeira das casas, está muito difícil. Precisamos de apoio, de investimentos, de ajuda para as pessoas mais carentes”, alertou.

Jelssiane Ferreira, a Ana do Jandeco, que já foi candidata a prefeita do município e hoje exerce a função de conselheira tutelar, disse que é bom receber quem está disposto a ver de perto as dificuldades. “Desde já, agradeço e peço que ele venha mais vezes aqui. Nós sabemos que não é fácil, mas a gente está do lado dele. É uma pessoa que eu admiro demais, sabemos tudo o que ele já fez e o que ainda pode fazer”, ressaltou.

Arthur declarou que é preciso uma solução definitiva para essa situação. “Precisamos dar um jeito, a engenharia terá que dar esse jeito, de trabalhar os anteparos dessas casas para que nas próximas cheias não aconteça o que acontece todos os anos”, disse.

Já em Anori, Arthur foi recepcionado pelo vice-prefeito Raimundo Branco; o presidente da Câmara, Luiz Carlos; pelos vereadores Gerson Pontes, Antônio Marques, Joseli Damião, Elton Gonçalves, Sérvolo Dourado Jr, João Tomé e Elci Câmara, além de secretários e líderes comunitários, em uma reunião organizada pelo prefeito Régis e sua bancada. Na cidade, Virgílio também participou de almoço organizado por lideranças locais e pelo presidente do PSDB Manaus, o vereador Rosivaldo Cordovil.

O deputado Wilker Barreto, um dos organizadores da agenda de Arthur neste feriado, destacou que os efeitos das enchentes agravam o quadro econômico de baixas ou nulas possibilidades de desenvolvimento dos municípios afetados.

“O que percebemos é o abandono desses municípios. Crianças sem estudar, ranchos divididos em três, economia parada. A vinda do Arthur aqui é um grande passo para o desenvolvimento dessa região, porque ele tem um histórico de trabalho destinado ao povo do Amazonas”, afirmou Wilker.

Antes de deixar Anori, Arthur fez questão de visitar a sua amiga Soraia, mãe da Sansuray Xavier, que disputou o cargo de prefeita, em 2020. “Estou muito feliz. É um reecontro com o povo. Eu revi minha amiga Soraia e sua filha, revi o povo. Eles têm muita estima por mim e eu tenho muito amor por eles”, destacou.

Foto: Divulgação

Festa em Beruri

Em sua última parada, no município de Beruri, Arthur foi recebido com uma verdadeira festa popular. Os moradores usaram motos, carros e barcos para acompanhar a chegada do pré-candidato. A manifestação popular seguiu durante reuniões com lideranças e com a família do ex-vereador Orllen Picanço.

“O Arthur tem uma história bonita com Beruri. Quando deputado federal e senador ele sempre foi presente aqui, inclusive destinou verba para o único conjunto habitacional de alvenaria daqui, no bairro do Areal, destinou verba para o primeiro porto de ferro do município, sem contar as diversas emendas para ajudar o povo ribeirinho. Foi sempre um político presente e que honrou o seu mandato”, afirmou Picanço.

Acompanhando a visita, o vereador Rosivaldo Cordovil ficou encantado com a recepção promovida pelos moradores à comitiva do pré-candidato Arthur Neto. “É uma alegria ser recebido de forma tão calorosa por esse povo tão acolhedor de Beruri. É incondicional o amor que eles têm, por conta das muitas famílias que a gente conhece aqui. Esse município está no nosso coração”, afirmou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *