Governo entrega insumos no CTTPA, em Balbina, para fortalecer cadeia da piscicultura

Foto: Divulgação/Mayana Tomaz/Sepror

Para apoiar as atividades de produção de alevinos do Centro de Treinamento, Tecnologia e Produção em Aquicultura (CTTPA), situado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, nesta segunda-feira (13/6), a entrega de insumos e equipamentos para o fomento da piscicultura no Estado.

Foram entregues 100 sacos de ração, 30 puçás e 16 redes de arrasto para despesca, além de quatro aeradores, dois computadores, um kit de análise de água e um veículo Ford Ranger.

“O Governo do Estado está trazendo fomento para essa estação, para garantir a qualidade da produção de alevinos. São caminhonetes entregues, ração, aeradores, todos os insumos necessários para que a gente possa produzir um peixe de qualidade aqui no Amazonas”, disse o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Para o gerente do CCTTPA em Balbina, José Mário Barachi, essas entregas são prova do reconhecimento do Estado ao trabalho executado na estação.

Foto: Divulgação/Mayana Tomaz/Sepror

Alevinos

Atualmente, o CTTPA é o grande produtor de alevinos que são destinados a piscicultores do Amazonas. Entre as espécies que são produzidas estão o tambaqui, matrinxã, pirapitinga e tambaqui. Além de reprodução, o Centro desenvolve estudos de melhoramentos genéticos e de aprimoramento dos sistemas produtivos dessas espécies.

Nos últimos três anos, aproximadamente 25 milhões de pós-larvas e 4,2 milhões de alevinos das espécies de tambaqui, matrinxã e pirapitinga foram entregues a piscicultores.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *