Treviso: descobrindo todos os encantos da ‘pequena Veneza’

Treviso: descobrindo todos os encantos da 'pequena Veneza'

Treviso e seus pequenos e charmosos canais. Foto: Amazonas e Mais.

Treviso é uma das belas cidades do Vêneto, região ao norte da Itália. Está localizada a 40km de Veneza, com quem guarda algumas semelhanças, por isso é conhecida como ‘pequena Veneza’ (Piccola Venezia, em italiano): é cortada por canais, tem pontes, elegantes palácios, belas praças e gastronomia de qualidade.

Tem uma rica herança cultural já que ao longo de sua história passou pelas mãos de romanos, bizantinos, francos, venezianos e austro-húngaros para citar alguns. Atualmente, é um polo industrial de diferentes segmentos, incluindo a moda. A Via Callmaggiore concentra várias lojas de grifes e é onde fica a sede da Benetton, uma das marcas italianas mais famosas do mundo.

Cercada por uma muralha, Treviso cresceu ao redor do Rio Sile e tem três grandes portões: Porta San Tommaso, chiesa di san nicolò e San Vito. Os canais, pontes e moinhos centenários dão um charme a mais à cidade. O Canal Buranelli, com suas pontes e casas coloridas, é um dos mais românticos.

O centro histórico é pequeno e facilmente percorrido a pé. O coração da cidade é a movimentada Piazza dei Signori, onde ficam belos prédios históricos e muitos cafés e restaurantes. Um dos destaques é o Palazzo dei Trecento, que abriga o conselho municipal da cidade e é aberto à visitação. Ao lado dele, fica o Palazzo Podesta, com sua bela torre de 48 metros de altura. O Palazzo Pretorio, de 1847, sede da Prefeitura, também é outro que merece sua atenção, assim como o Loggia dei Cavalieri.

O Palazzo Pretorio, sede da Prefeitura. Foto: Amazonas e Mais.

A fonte de Treviso

Na praça fica uma atração curiosa da cidade: a fonte dos peitos ou Fontana delle Tette. É uma fonte com a imagem de uma mulher apertando os seios nus. A fonte teria sido construída em 1559 após uma grande seca. Antigamente, nas celebrações especiais da cidade, jorrava vinho das tetas da mulher. Hoje, a fonte original está protegida por vidros no Palazzo Dei Trecento, mas é possível ver uma réplica em atividade no pátio do Palazzo Zignoli nas proximidades da praça.

Ao atravessar o pórtico do Palazzo dei Trecento, fica a área por onde atravessa o rio Sile. Aqui é a famosa Pescheria, uma pequena ilha onde fica localizado o mercado do peixe. Observe os antigos moinhos e a arquitetura da área, muito interessante.

Para ler a matéria completa sobre Treviso acesse o portal Amazonas e Mais ou clique no link abaixo:

Treviso, o que fazer na ‘pequena Veneza’ do Vêneto

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *