Buscas por presentes para Dia dos Namorados sobem 610% na última semana, diz Google

Buscas por presentes para Dia dos Namorados sobem 610% na última semana, diz Google

“O que dar de presente?” e “O que fazer?” foram as duas perguntas mais feitas no Google na última semana relacionadas ao Dia dos Namorados. As buscas por presentes em geral aumentaram sete vezes, cerca de 610%, e a pesquisa por atividades relacionadas ao dia subiu 90%.

De forma geral, as buscas sobre a data cresceram 50% nos últimos sete dias.

Os apaixonados têm procurado ideias criativas para presentear. Cestas, caixas-surpresa, canecas e kits são os presentes que estão entre os termos mais buscados. Já entre os itens pesquisados, o tênis se repete nas pesquisas relacionadas a ambos os gêneros.

Para os namorados, relógio, terno e moletom também estão entre as principais opções. Para as namoradas, a busca é por produtos como coturnos, casacos e blazers.

O levantamento da plataforma de buscas também revela curiosidades.

Entre as pesquisas que envolvem a data, aparecem perguntas sobre o motivo para não dar perfume ou sapato para o namorado, por conta de superstições. No caso do perfume, reza a lenda que o amor vai se esgotando à medida que o frasco chega ao fim. Já os sapatos estão relacionados à fuga do relacionamento.

Um outro levantamento, também realizado pelo Google, revelou que cerca de 28% dos entrevistados usam a plataforma de buscas para procurar informações como preço, descrição, avaliações e ideias para o Dia dos Namorados.

Moda

Entre os interessados em comprar presentes para a data, 40% pretendem comprar coisas relacionadas à moda, 32% beleza e perfume, 18% experiências, como viagens, flores, jantar e 17% eletrônicos.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o comércio varejista brasileiro movimente quase R$ 2,5 bilhões para o Dia dos Namorados.

Caso o resultado seja concretizado, o volume de vendas do comércio será 2,6% menor neste ano, quando comparado com a data comemorativa em 2021. O principal motivo: a pressão inflacionária que reduziu o poder de compra dos brasileiros, segundo o estudo.

O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo, em termos de movimentação financeira.

Nos bares e restaurantes, a expectativa também é positiva para a data, que é a melhor em faturamento para os estabelecimentos do setor.

Neste ano, a expectativa é de que esses estabelecimentos faturem, em média, 30% a mais que em 2021 e que cresça 20% em relação ao período pré-pandemia, segundo monitoramento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *