Escolas da Prefeitura de Manaus são beneficiadas com o programa ‘Wi-Fi Brasil’, do governo federal

A previsão é que o programa seja implantado nas escolas na segunda quinzena de julho. Foto: Divulgação/Thais Araújo/Arquivo Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao programa “Wi-Fi Brasil”, do governo federal, em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Comunicação (MCOM), além da Fundação Banco do Brasil. Serão contempladas dez unidades de ensino do município, sendo quatro da zona rural e seis da zona urbana, beneficiando pouco mais de quatro mil alunos da rede municipal, em várias modalidades de ensino.

A previsão é que o programa seja implantado nas escolas na segunda quinzena de julho. O objetivo da ação é levar conectividade em alta velocidade de forma gratuita, viabilizando a instalação de pontos de internet em escolas públicas que não possuem conexão ou que o serviço seja prestado de forma precária, além de promover ações de caráter educacional e uso pedagógico de tecnologias digitais, por meio da plataforma Avamec.

“É mais um projeto que vem para reforçar o ensino-aprendizagem através das ferramentas tecnológicas e nós não poderíamos deixar isso passar. Tudo o que tiver a nosso alcance para facilitar e melhorar a vida dos nossos alunos, dos nossos professores e de nosso corpo técnico, nós estaremos fazendo”, enfatizou a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida

O diretor do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed, Leís Batista, ressalta que além dos alunos, os educadores serão também beneficiados com uma formação continuada em um ambiente virtual do MEC. Segundo ele, é preocupação da prefeitura de Manaus garantir recursos tecnológicos para a rede municipal como um todo.

“Iniciamos o projeto de ampliação sabendo a importância de as nossas crianças terem acesso a uma internet de qualidade como essa, disponibilizada pelo governo federal e que inclua os alunos no campo da tecnologia, disponibilizando wi-fi e também dando suporte de equipamentos necessários para que essa internet não somente chegue em algumas partes das unidades de ensino, mas também em todas as salas de aula”, completou.

Conquista

A gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira da Silva, Jucyara Melo, uma das escolas beneficiadas pelo projeto, afirmou que é uma grande conquista da escola a adesão ao programa.

“A instalação de pontos de internet, por meio do programa “Wi-Fi Brasil”, oportuniza à comunidade escolar a ampliação da inclusão digital. A internet de ponta, fornecida via satélite, nos beneficia com uma conexão de banda larga de alta velocidade. Sem sombra de dúvidas, é um grande instrumento para o avanço das ações realizadas na escola”, comemorou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *