FVS monitora ações do Programa de Brigadas contra Aedes aegypti em escolas da capital

Supervisão técnica é realizada até esta quarta-feira (08/06).

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta quarta-feira (08/06), uma visita técnica nas escolas estaduais da zona oeste de Manaus, para monitorar as ações realizadas no Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti em instituições de ensino.

O monitoramento visa manter o funcionamento do programa, que incentiva o combate a doenças transmitidas pelo mosquito, além de orientar gestores e comunidade escolar quanto a medidas de prevenção e controle de criadouros do Aedes aegypti.

“O programa de brigada contra o Aedes aegypti nas escolas é uma forma de incentivar a comunidade escolar, além de atingir as comunidades locais para o combate do mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. As crianças e adolescentes são os principais agentes transformadores dessa ação”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

A gerente do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES) da FVS-RCP, Amanda Andion, explica que o programa contra o Aedes aegypti foi instituído pelo Decreto Estadual nº 36.640/2016, como uma ferramenta a mais no combate e controle do mosquito.

“Com o decreto, as instituições têm a brigada estabelecida com pessoas capacitadas para multiplicar o programa nessas instituições. A formação das brigadas contra o Aedes aegypti é uma resposta da FVS-RCP ao plano nacional de enfrentamento do mosquito”, explica Amanda.

Escolas

As escolas atendidas na supervisão realizada pela FVS-RCP, nessa semana, fazem parte da Coordenadoria Distrital de Educação 3, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Entre as instituições estão: Escola Estadual Professora Adelaide Tavares de Macedo, Escola Estadual Francelina Assis Dantas, Escola Estadual Humberto de Campos e Escola Estadual Manuel Severiano Nunes.

Cenário

Dos 3.657 casos notificados de dengue no Amazonas, de janeiro a maio de 2022, foram registrados 1.013 em Manaus e 2.644 no interior do estado. No ranking de maior quantidade de notificações estão: Manaus (1.013); Tefé (368); Envira (321), Tapauá (227), Humaitá (212).

Em 2021, foram notificados 14.904 casos da dengue.

De janeiro a abril de 2022, foram registrados 81 casos de chikungunya no Amazonas. Já em 2021, foram registrados 371 casos da doença. Com relação à zika, de janeiro a março de 2022, foram registrados 49 casos da doença; em 2021, foram 213.

Brigadas

O Programa de Brigadas de combate ao Aedes aegypti já está ativo em 297 instituições no Amazonas. Ao adotar a iniciativa, a instituição tem o dever de manter os ambientes livres do mosquito, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A iniciativa é coordenada pela FVS-RCP.

A iniciativa é importante estratégia para combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que apresentam sazonalidade de novembro a maio no Amazonas. Esses meses concentram 80% das notificações de dengue e coincidem com o período chuvoso no estado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *