Dengue, zika e chikungunya são tema de novo minicurso gratuito lançado na plataforma EAD da FVS

Dengue, zika e chikungunya são tema de novo minicurso gratuito lançado na plataforma EAD da FVS

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), lança na plataforma de Ensino a Distância (EAD) da instituição, o minicurso gratuito “Biologia dos Vetores das Arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”. Os interessados podem se inscrever pelo endereço: https://bit.ly/390MR74.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidas por insetos. Dentre as principais estão a dengue, zika e chikungunya. O principal vetor destas doenças é o mosquito Aedes aegypti.

O minicurso é oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da FVS-RCP. O público-alvo inclui profissionais da área da saúde, estudantes, interessados em Vigilância Ambiental e programa de controle da dengue, tendo carga horária de 8 horas.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o Aedes aegypti é um vetor de grande relevância para saúde pública no Brasil e conhecer suas características fortalece o controle da doença.

“O minicurso trata de todas as questões que envolvem a dengue, zika e chikungunya. O conhecimento desse vetor vai ajudar os profissionais e população a se manterem ainda mais informados e preparados para combater todas essas doenças”, destaca Tatyana.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA), Elder Figueira, o minicurso contribui para reduzir agravos do Aedes aegypti.

“O minicurso pode ser acessado por todos os técnicos, na capital e no interior do estado, para entender como é a transmissão dos agravos e como se podem trabalhar para redução das arboviroses”, destaca Elder.

Cursos

Além do minicurso da biologia dos Vetores das Arboviroses, o Cead oferece os seguintes cursos: Integração das Ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde; Boas Práticas no Cuidado com Medicamentos; Sistema de Insumos Estratégicos, Triatomíneos e a Doença de Chagas; Noções Básicas de Vigilância Entomológica; e outros disponíveis no site.

Dos 3.657 casos notificados de dengue no Amazonas, de janeiro a maio de 2022, foram registrados 1.013 em Manaus e 2.644 no interior do estado. No ranking de maior quantidade de notificações estão: Manaus (1.013); Tefé (368); Envira (321), Tapauá (227), Humaitá (212). Em 2021, foram notificados 14.904 casos da dengue.

De janeiro a abril de 2022, foram registrados 81 casos de chikungunya no Amazonas. Já em 2021, foram registrados 371 casos de chikungunya. Os casos de zika, de janeiro a março de 2022, foram registrados 49 casos da doença e 213 em 2021.

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, por meio do Centro de Educação a Distância, oferece cursos na modalidade de educação a distância na área de vigilância em saúde.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Tags: dengue, FVS
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.