Faturamento de bares e restaurantes aumenta em abril, diz pesquisa da Abrasel

Foto: Divulgação

O movimento nos bares e restaurantes vem aumentando em 2022, trazendo de volta o faturamento. É o que mostra pesquisa da Abrasel com 1266 respostas de empresários em todo o Brasil. Em Manaus 36% dos estabelecimentos disseram ter trabalhado com lucro em abril, contra 21% que registraram prejuízo.

Os números revelam que a retomada está em curso: em janeiro, eram 24% mostrando que aos poucos vão ajustando seus negócios. E 72% disseram ter tido desempenho melhor em abril de 2022, quando comparado a abril de 2021.

Inflação

Se o faturamento está voltando, no entanto, a inflação preocupa. A pesquisa revela que os estabelecimentos não têm conseguido repassar integralmente para o cardápio o aumento de custos. A grande maioria ou não está conseguindo reajustar o menu (79%) ou fez reajustes abaixo da inflação média. Foram 49% com reajustes abaixo e 20% que não alteraram seus preços. Apenas 4% dizem ter feito reajuste acima da inflação de abril que acumulou 11,5% nos últimos 12 meses. Outros 27% dizem ter feito reajuste conforme a inflação.

Dos que tiveram prejuízo não conseguiram reajustar os preços conforme a inflação o índice é maior do que tiveram lucro (58%) e similar dos que ficaram em equilíbrio (75%), deixando claro o desafio que está sendo lidar com o rápido e intenso aumento da inflação.

Crédito

Em relação ao crédito, 25% têm empréstimos em atraso, quase um terço das empresas que contraíram empréstimos regulares estão com parcelas em atraso (exceto Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Pronampe). No caso das que tomaram o Pronampe, o índice de atraso é de 10%. No total, 63% das empresas disseram ter algum empréstimo contratado.

Já em relação aos impostos, 33% têm parcelas do simples em atraso. O número é estável em relação ao último levantamento, em março. 81% pretendem aderir ao Relp. 41% das empresas têm Cadastur. Destas, 19% estão com débitos na dívida ativa e 50% delas usaram o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

De acordo com o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, “aumentou o número de empresas da alimentação fora do lar que tiveram lucro (36%), em comparação com o índice da pesquisa anterior (26%), mas ainda é considerável o percentual que trabalha empatando o resultado ou com prejuízo, ou seja, continua a tendência de melhora nas vendas, mas a inflação demonstra ser um dos grandes desafios que o setor enfrentará ao longo de 2022, já que 79% dos respondentes não conseguiram reajustar seus cardápios seguindo a variação de preços dos insumos e serviços, afetando o resultado operacional dos negócios. O peso da pandemia continua a prejudicar nosso setor, refletindo na manutenção do elevado percentual de empresas com atraso no recolhimento do Simples Nacional (33%) e também com parcelas de empréstimos bancários em aberto (25%). Felizmente, saiu o programa de parcelamento do Simples Nacional, que permitirá às empresas manterem o enquadramento nesse sistema tributário”, explica.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *