Artista parintinense Alessandro Oliveira expõe seus cocares na Aleam, a partir de 13 de junho

A exposição “Artes Amazônicas” ficará em cartaz na Aleam de 13 a 30 de junho. A visitação é gratuita. Foto: Divulgação

No mês do Festival Folclórico de Parintins, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abrigará, a partir do dia 13 de junho, a exposição “Artes Amazônicas”, do artista parintinense Alessandro Oliveira, que reunirá diversas obras, entre cocares e figuras de araras, que utilizam materiais como plumas e técnicas, mesclando a arte indígena com produção e confecção de molduras em MDF.

A exposição ocupará o hall de entrada da sede da Aleam e ficará disponível para visitação até o dia 30 de junho, das 8h às 17h.

A iniciativa é da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (PSC), com apoio do presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB).

Foto: Divulgação

“Ao apoiar a exposição ‘Artes Amazônicas’, a Assembleia Legislativa mostra que valoriza não só o Festival de Parintins, mas os artistas que dão materialidade ao espetáculo que encanta o mundo inteiro. É um orgulho para todos nós parlamentares dar visibilidade a artistas como o Alessandro Oliveira, que representa muito bem a nossa cultura”, avaliou a deputada Alessandra Campêlo.

Entre as obras integrantes, destacam-se cocares estilizados que usam a cor azul do Boi Caprichoso e vermelho do Boi Garantido. Parte das obras teve destaque em exposições realizadas no Rio de Janeiro e São Paulo, a partir da vivência do artista em Escolas de Samba, como Gaviões da Fiel e Mancha Verde, ao trabalhar como decorador de carros alegóricos.

Foto: Divulgação

Atualmente, Alessandro Oliveira trabalha como figurinista do Boi Bumbá Garantido. “Ser reconhecido como artista não é fácil, somos reconhecidos lá fora para depois sermos reconhecidos em nossa terra. Conseguir isso é fruto de muita dedicação e sacrifício, já que não é fácil arcar sozinho com minhas exposições, sem nenhum patrocínio” relata.

O artista informa que entre seus planos futuros está uma exposição internacional. Ele diz ainda que a ideia inicial dos cocares veio no momento crítico da pandemia de Covid-19, quando ao desfiles e festas de carnaval de São Paulo e o Festival de Parintins foram cancelados, deixando-o desempregado. “Foi quando tive a ideia de fazer os cocares emoldurados. Como ninguém podia sair de casa, decidir investir em decoração de ambientes e, graças a Deus, deu certo. Comecei a fazer as exposições com o objetivo de vender as peças e deu certo. Me reinventei dessa forma”, explica.

Foto: Divulgação

O artista diz que se sente muito feliz que o fruto da sua dedicação em levar a arte para todos os cantos está cada vez mais sendo valorizado. “Estou mais feliz ainda em fazer a exposição na Assembleia Legislativa, pois isso incentivará mais artistas a não desistirem de seus sonhos. Com muito sacrifício e dedicação, uma hora o retorno vem. Então, nunca desistir de você mesmo”, acrescenta.

Biografia

Alessandro Oliveira é natural de Parintins e tem 40 anos. Artesão, figurinista, decorador e artista plástico, começou aos 16 anos na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle. Desde 2009, atua como decorador de carros alegóricos em Escolas de Samba, como Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Mancha Verde, e em 2020, foi convidado pela Reino Unido da Liberdade, em Manaus.

Também atuou como artista plástico no Caprichoso, entre 2014 e 2017, e a partir de 2018, mudou-se para o Garantido, já como criador de figurino dos itens, como cunhã-poranga, porta estandarte, rainha do folclore e pajé.

Serviço

O quê: Exposição “Artes Amazônicas”, de Alessandro Oliveira

Onde: Hall de entrada da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)

Quando: 13 a 30 de junho, das 8h às 17h

Quanto: Visitação gratuita

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *