28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Atletas de projeto social de jiu-jitsu conquistam ouro para o Amazonas em competição nacional

Publicado em 31 de maio, 2022

Os atletas premiados participam do Projeto Suçuarana, que atualmente conta com mais de 80 alunos que recebem aulas gratuitas de judô, luta livre e jiu-jitsu. Foto: Divulgação/Mauro Neto/Faar

Os atletas amazonenses Jadson Lynon, Rickson Rayan, Anabelle Évany e David Washington, que participam do Projeto Suçuarana de Jiu-Jitsu, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, subiram ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que aconteceu em São Paulo.

Os quatro atletas participam do Projeto Suçuarana, que atualmente conta com mais de 80 alunos que recebem aulas gratuitas de judô, luta livre e jiu-jitsu.

Organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), o campeonato reuniu os melhores atletas do Brasil, nas categorias do Infantil ao Master.

Com apenas 12 anos, Anabelle Évany, atleta faixa laranja, competiu na categoria Pluma e ressaltou a importância da força feminina na modalidade. “Foi incrível trazer uma medalha para o nosso estado, mostrando a importância da força feminina. Eu me senti representando todas as mulheres do Amazonas”, afirmou.

Para o treinador David Batista, essa conquista representa o fruto do trabalho da equipe. “Meu sentimento como treinador é de dever cumprido para com meus alunos e com meu estado. Somos destaque nos campeonatos locais e, quando surgiu essa oportunidade, abraçamos e conseguimos ser campeões. Só tenho a agradecer todo apoio do Governo do Amazonas e a toda família do projeto por realizar esse sonho”, ressaltou David.

Foto: Divulgação/Mauro Neto/Faar

Os atletas mirins foram contemplados com passagens aéreas do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

“O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu é um dos maiores eventos no cenário esportivo nacional, e mais uma vez os atletas amazonenses se destacaram. Nosso objetivo é fomentar todas as pérolas do esporte que vem conquistando seus títulos com muita dedicação e talento”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Atletas que conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu:

• Jadson Lynon – 1° lugar categoria Pesadíssimo
• Rickson Rayan– 1° lugar categoria Meio Pesado
• Anabelle Évany – 1° lugar categoria Pluma
• David Washington – 1° lugar categoria Pena

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.