10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dialogar com Putin é o caminho para terminar guerra, diz Zelensky

Publicado em 27 de maio, 2022

Dialogar com Putin é o caminho para terminar guerra, diz Zelensky

O governo da Ucrânia deve “encarar a realidade” e sentar para dialogar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (27) o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zelensky disse que um diálogo entre os dois líderes será necessário para colocar fim à guerra em seu país.

“Há pontos a discutir com o líder russo. Eu não estou dizendo a vocês que meu povo está ansiando debater com o líder russo, mas temos que encarar a realidade do que estamos vivendo”, declarou o líder ucraniano, durante pronunciamento para um centro de pesquisas políticas da Indonésia.

Na fala, Zelensky deu a entender que buscará um encontro com Putin mas não confirmou se e quando a reunião acontecerá.

“O que queremos com essa reunião? Queremos nossa vida de volta, queremos recuperar a vida de um país soberano dentro de seu próprio território”, acrescentou.

Já o governo da Rússia não confirmou haver diálogos para um encontro entre os presidentes dos dois países, e acusou a Ucrânia de ter paralisado as negociações para um acordo de paz.

“A liderança ucraniana faz declarações contraditórias o tempo inteiro. Isso não permite que nós compreendamos totalmente o que o lado ucraniano quer”, afirmou nesta sexta-feira (27) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Kiev

Kiev ainda não respondeu às acusações. Enquanto nas mesas de negociação o diálogo está parado, a Rússia segue avançando e atacando a Ucrânia, principalmente no leste do país, onde já havia movimentos separatistas pró-russos antes da guerra.

O primeiro-minsitro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta sexta-feira (27), com base em informações do serviço de inteligência de seu país, que a Rússia está fazendo “avanços lentos mas palpáveis” na região do Donbas, no leste da Ucrânia.

“Temo que Putin, em um grande custo para ele e as tropas russas, continua a ‘roer’ terreno no Donbas”, afirmou Johnson em entrevista ao canal “Bloombert TV”. “Ele continua a fazer um progresso lento, gradual mas palpável, e, por isso, é absolutamente vital que continuemos a apoiar das forças militares da Ucrânia”.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.