Motociclistas recebem orientação do IMMU sobre pilotagem segura

A ação na avenida Autaz Mirim ocorreu em formato “pit stop”, em que os motociclistas foram convidados a passar por uma vistoria de segurança em seus veículos. Foto: Divulgação/Arnoudo Andrade/IMMU

Os motociclistas que trafegaram na manhã desta quarta-feira, 25/5, na avenida Autaz Mirim, zona Leste, foram surpreendidos com a “Blitz educativa” promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e parceiros.

A ação ocorreu em formato “pit stop”, em que os motociclistas foram convidados a passar por uma vistoria de segurança em seus veículos, participar de uma minipalestra sobre segurança e regras de trânsito, além de uma vivência sobre pontos cegos em veículos quatro rodas. Por fim, eles ainda receberam um brinde para troca de óleo das motocicletas.

Além do IMMU, a ação também contou com organização e apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Comando do Policiamento Metropolitano da Polícia Militar (PM) e Yamaha, além de revendedoras de motocicletas.

Com uma abordagem educativa e didática, os participantes se mostraram surpresos e elogiaram a iniciativa.

“Alguns foram pegos de surpresa, mas eu havia passado no outro sentido da via e percebi que se tratava de uma blitz de orientação, por isso, resolvi participar. Gostei bastante do que foi passado pelo policial militar sobre regras do uso de calçado ao guiar motos. São coisas que a gente aprende na autoescola, mas esquece com o tempo. Por isso, foi boa esta conversa com os educadores”, afirmou o mototaxista Marcos Aurelio de Gomes Auzier, 35, que atua como profissional há 5 anos.

Foto: Divulgação/Arnoudo Andrade/IMMU

Para o educador e agente de trânsito do IMMU Werisson Freitas, a orientação sobre a manutenção dos veículos é tão importante quanto os cuidados na pilotagem. “Os condutores em geral não têm costume de fazer manutenção preventiva. Fazem apenas a corretiva, que é quando quebra uma peça e há necessidade de troca. A ação de hoje, dentro do ‘Maio Amarelo’ é interessante porque conscientiza os cuidados ao pilotar a moto e também veículos”, destacou.

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Marcos Vinícius da Poinho da Encarnação, campanhas como o “Maio Amarelo” ajudam a conscientizar as pessoas sobre cuidados no trânsito. “As pessoas têm que ter consciência de que as mortes no trânsito matam mais que uma guerra. A ação une diversos órgãos que se unem em prol de menos vítimas no trânsito”, afirmou.

O chefe de Relações Institucionais da Yamaha, Rafael Lourenço, falou da importância de trazer informações sobre condução de motocicletas. “Um dos conhecimentos é saber se posicionar para evitar ‘pontos cegos’ no trânsito. Percebemos que muitos dos motociclistas abordados nunca tiveram acesso a esse tipo de informação. Então, acredito que com esse treinamento, os condutores vão sair daqui com uma bagagem muito positiva”, frisou.

As ações referentes ao “Maio Amarelo” continuam até o final do mês com atividades em escolas, vias, empresas e outros locais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *