Rodoviária de Manaus receberá ação de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis

A ação é uma parceria da FMT-HVD com a Arsepam. Foto: Divulgação/FMT

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) vai promover uma ação de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nesta quarta-feira, 25, na Rodoviária de Manaus. A ação ExtraMuro acontece das 9h às 13h no estacionamento da rodoviária.

A ação é uma parceria da FMT-HVD com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), realizada também com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Os testes para HIV, Sífilis, Hepatite B e C serão oferecidos para identificação precoce e direcionamento adequado. O resultado não demora mais que 15 minutos. Caso o resultado seja positivo, a pessoa receberá aconselhamento e será encaminhada para um dos serviços descentralizados na rede de saúde. Para realizar o exame basta apresentar um documento de identificação ou a Carteira Nacional de Saúde.

A iniciativa visa ainda conscientizar a população sexualmente ativa do quão é importante o uso do preservativo interno e externo como o principal método, com a distribuição de material informativo.

O gerente de IST, Aids e Hepatites Virais da FMT-HVD, Reinan Brotas fala sobre a importância de um diagnóstico precoce. “O diagnóstico precoce vai facilitar o manejo clínico desse paciente. Vai evitar que se desenvolva para Aids, ele vai ter acompanhamento médico, odontológico, psicológico. O SUS fornece todos os medicamentos que controlam o vírus no organismo. Por isso é importante que as pessoas se testem”, disse.

O diretor-presidente da FMT-HVD, doutor Marcus Vinitius de Farias Guerra, destaca a importância da ação fora da instituição. “É importante oferecer à população que não tem tempo de se dirigir a uma unidade de saúde um teste de diagnóstico de determinada doença que as pessoas podem não perceber que estão infectadas. Outra coisa, do ponto de vista de saúde pública, é você rastrear possíveis infectados e ao detectar esses infectados orientar para consultas nas unidades de saúde especializada”, afirmou.

Testagem constante

Durante todo o ano os testes são oferecidos de maneira gratuita em todas as unidades básicas e de saúde do município.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *