Prefeitura de Parintins mecaniza pastagem em fazenda para fortalecer produção de leite

Prefeitura de Parintins mecaniza pastagem em fazenda para fortalecer produção de leite

Preparação de solo para três hectares de capineira com o plantio da variedade BRS Capiaçú, reforma de cinco hectares de pastagem com Brachiaria Marandu e roçagem de vinte hectares de campo foram os serviços de mecanização executados pela Prefeitura de Parintins na Fazenda Macurany durante duas semanas, neste mês de maio. A ação visa fortalecer a alimentação das vacas nesse período de déficit de alimentação no ano, aumentar a capacidade de produção de leite e a maior oferta de derivados comercializados com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O objetivo do atendimento da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) é a preparação da Leiteria Macurany, com a nutrição do gado, para o crescimento da produção de queijos, iogurte e doce de leite no período do 55º Festival Folclórico de Parintins. O secretário de produção rural, Tião Teixeira, e o prefeito de Parintins, Bi Garcia, dão todo o suporte aos criadores como pecuarista o Isandrey Azêdo, proprietário da Fazenda Macurany, desde a mecanização, assistência técnica, até a expedição de Licença Municipal de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

O cronograma de mecanização é realizado pelo operador de máquinas pesadas da Sempa, Rômulo Luiz, e o auxiliar, Josivan Oliveira. A Prefeitura de Parintins executou o trabalho com um trator, grade aradora, niveladora e subsolodor de descompactação. Vinte estudantes de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Campus Parintins, tiveram aula prática sobre a mecanização para a implantação de capineira e pastagem, no decorrer da atividade da Sempa, com a orientação da professora, zootecnista, mestre em ciência animal, Maiara Ferreira.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *