Segunda etapa do concurso do Corpo de Bombeiros acontece neste sábado, em Manaus e três municípios do interior

As provas tiveram início às 15h e o encerramento está marcado para as 17h. Foto: Divulgação/Arthur Castro/Secom

Com mais de 4 mil candidatos aptos, a segunda etapa do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) teve provas aplicadas neste sábado (21/5), em Manaus e nos municípios de Humaitá, Parintins e Tabatinga. Nesta fase, as provas são discursivas e de redação. Ao todo, são 400 vagas destinadas ao cargo de soldado bombeiro militar, de nível médio, e 53 para 2º tenente bombeiro militar, de nível superior.

O total de candidatos aptos para participar da segunda fase é de 4.192, sendo 3.814 concorrendo às vagas de soldado e 378 para as vagas de 2º tenente. Os portões das unidades em que acontecem as provas na capital e nos três municípios foram abertos às 13h30. As provas tiveram início às 15h, com encerramento marcado para as 17h.

O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, explica a importância desse reforço no efetivo, anunciado pelo governador Wilson Lima. Segundo Muniz, a corporação já está preparada para receber os novos ingressantes.

“São 400 novos soldados e 53 oficiais. Isso vai dar um gás muito importante na corporação. Nós vamos aumentar postos, vamos expandir para o interior. Estamos nos estruturando para receber os alunos bombeiros. Assim que todas as fases do concurso forem vencidas, nós vamos começar a formação”, diz o comandante-geral do CBMAM.

Realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), para todos os cargos, a prova discursiva, totalizando 10 pontos, é composta por uma questão dissertativa versando sobre legislação pertinente ao CBMAM e uma redação em língua portuguesa. A redação deve ser feita em até 30 linhas e vale 5 pontos.

Busca por oportunidade

Em Manaus, as provas foram aplicadas na Faculdade Nilton Lins, situado no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. Um dos candidatos ao cargo de soldado, Eduardo Lindoso fez questão de chegar bem cedo ao local para aguardar a abertura dos portões, e falou sobre a importância da iniciativa do governo de disponibilizar essas vagas na corporação.

“Acredito que é uma oportunidade, que muitas pessoas vão poder mudar de vida, principalmente as de baixa renda. Então acredito que é uma ótima medida do Governo”, comentou.

Isabelle Bezerra, 21, também aguardava para fazer a prova. Ela relatou a maratona de certames dos quais já participou desde que o Governo do Amazonas lançou o pacote de concursos.

“Estou aqui para fazer a segunda etapa dos Bombeiros, já fui aprovada também para fazer a segunda fase de provas da Polícia Militar, SSP, e estou aqui tentando conquistar minha aprovação porque têm vários concursos e estou tentando uma vaga”, disse.

A primeira etapa do concurso público do CBMAM foi realizada no dia 12 de fevereiro, com a aplicação das provas objetivas para os dois cargos disponíveis no certame. Naquela ocasião, foram registradas 9 mil faltas na capital e no interior.

PUBLICIDADE
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.