Neto de ‘Teixeirão’, pecuarista lendário de Parintins, conquista título nacional inédito na ExpoZebu

Luiz Figueiredo com o touro campeão nacional da Expozebu. Foto: Divulgação

A tradição da família Teixeira na pecuária no Amazonas agora é mantida pelo empresário Luiz Antônio Teixeira de Figueiredo na Fazenda São Gonçalo, com a criação de animais de alta genética da raça tabapuã, em Autazes. A primeira participação da TabapuãFIG na 87ª ExpoZebu, realizada presencialmente no Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais, de 30 de abril a 8 de maio, já rendeu resultado surpreendente na maior feira de pecuária zebuína do mundo.

O touro Demolidor FIV Daga, 27 meses, 930 quilos, deu ao Amazonas o primeiro título nacional da raça tabapuã, como Campeão Touro Jovem, no evento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A TabapuãFIG conquistou o primeiro prêmio da 2ª categoria bezerra jovem, Floribela Daga, nove meses, com 430 quilos.

Touro Jovem da TabapuãFIG campeão nacional da Expozebu. Foto: Divulgação

O empresário Luiz Figueiredo, neto do histórico criador de bovinos, Luiz Lobato Teixeira, o Teixeirão, investe na raça tabapuã há dois anos.

A TabapuãFIG, que atua em parceria com o Grupo Daga, de Goiânia, adquiriu o touro CZT Marte e comercializou 4.600 doses de sêmen no 47° Leilão Peso Pesado Tabapuã durante a 87ª ExpoZebu.

Foto: Divulgação

“Nós vendemos altos índices produtivos e reprodutivos”, afirma Luiz Figueiredo que também foi convidado a compor chapa como conselheiro da ABCZ Amazonas. O responsável técnico da Fazenda São Gonçalo é o médico veterinário Christiano Teixeira de Figueiredo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *