07/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PL prevê substituição do transporte executivo e ‘amarelinhos’ em Manaus; categoria protesta

Publicado em 09 de maio, 2022

Foto: Divulgação

Um projeto de lei enviado pela Prefeitura de Manaus a Câmara Municipal de Manaus (CMM), causou agitação na categoria do transporte Executivo e Amarelinhos na capital.

O PL prevê a substituição dos executivos e alternativos por uma nova regulamentação como serviço modal complementar, extinguindo as duas categorias. O documento não especifica quais serão os novos veículos.

O projeto, segundo o prefeito David Almeida, defende a necessidade de atualizar a Lei n° 1779/2013, que regula o transporte de passageiros. Ainda de acordo com o prefeito, os executivos e alternativos estão operando em caráter precário e não estão atendendo satisfatoriamente o serviço público.

A proposta prevê que o serviço seja delegado pela Prefeitura, através de licitação, sob o regime de permissão. David diz que a regularização do serviço garantirá condições de trabalho ao investidor e segurança a população.

Porém, esse novo transporte complementar será prestado por meio de outorga pública, única por permissionário, que comprove a condição de autônomo no ramo de transporte, em número máximo de 280 veículos.

Devido a esse número, a categoria do transporte executivo está realizando manifestação na frente da CMM para garantir que todos os seus trabalhadores tenham essa permissão.

De acordo com a categoria, há 471 trabalhadores atualmente no transporte executivo. E se só for concedidos 280 permissões, muitas pessoas ficarão desempregadas. Eles alegam concordar com o projeto, pois terão mais segurança jurídica e econômica, porém pedem para que as permissões seja para todos que estão trabalhando atualmente.

Nessa nova proposta, o permissionário prestará o serviço em áreas determinadas pela prefeitura, com frotas, itinerários e horários estabelecidos, sendo prestado exclusivamente por pessoa física, e deve atender áreas estratégicas ou de difícil acesso.

A manifestação segue sendo acompanhada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.