Israel critica declaração do chanceler russo de que Hitler ‘tinha sangue judeu’

Israel critica declaração do chanceler russo de que Hitler ‘tinha sangue judeu’

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, criticou nesta segunda-feira (2) a declaração do chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, de que Hitler “tinha sangue judeu” e convocou o embaixador russo para pedir “esclarecimentos”.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, Israel tenta manter um delicado equilíbrio entre Kiev e Moscou, mas as palavras de Lavrov provocaram indignação.

“O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, apresenta este argumento: como o nazismo pode estar presente (na Ucrânia) se ele é judeu?”, disse Lavrov, de acordo com uma transcrição no site de seu ministério. E acrescentou: “Posso estar equivocado, mas Hitler também tinha sangue judeu”.

“Os comentários do ministro Lavrov são escandalosos, imperdoáveis e um horrível erro histórico”, afirmou Lapid, antes de anunciar a convocação do embaixador da Rússia em Israel.

O presidente do Yad Vachem, memorial israelense do Holocausto, Dani Dayan, também criticou as declarações de Lavrov como “comentários infundados, delirantes e perigosos que merecem ser condenados”.

Em um discurso no fim de março para os integrantes do Parlamento de Israel, Zelenski pediu ao país que tomasse uma decisão de apoio à Ucrânia contra a Rússia e solicitou o envio de armas.

Israel forneceu equipamentos de proteção à Ucrânia, mas não enviou armas recentemente ao país, segundo funcionários do governo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *