Sem novos casos de Covid, Xangai alcança marco na batalha contra pandemia

Sem novos casos de Covid, Xangai alcança marco na batalha contra pandemia

Xangai disse neste sábado (30) que não detectou novos casos diários de Covid-19 fora das áreas de quarentena, o que representa um marco em sua batalha para conter o vírus, que paralisou a cidade de 25 milhões de habitantes e enervou as pessoas.

As ruas de Pequim estavam estranhamente silenciosas no início do feriado de cinco dias do Dia do Trabalho, com os moradores ansiosos para que as autoridades imponham mais restrições durante um feriado, quando muitos costumam viajar ou socializar.

“Você olha para uma cidade que costumava estar lotada e agora está vazia. Você se pergunta como essas pessoas conseguem sobreviver”, disse Li, de 35 anos, que trabalha no setor financeiro em Pequim, chorando.

Na capital comercial do leste de Xangai, cenas de casas e prédios cercados por cercas para impedir que os moradores saiam foram notícia em um momento em que a maioria dos outros países do mundo está aprendendo a conviver com a Covid-19.

A China mantém uma política de “zero Covid” com o objetivo de erradicar a doença, alimentando a frustração, especialmente em Xangai, onde muitos moradores estão presos há mais de um mês. Alguns, lutando para encontrar comida e outras necessidades diárias, mostraram uma rara oposição pública aos controles rígidos do governo.

No entanto, se a campanha de tolerância zero funcionar, seria uma vitória para a abordagem do presidente Xi Jinping em um ano em que se espera que ele ganhe um terceiro mandato sem precedentes.

Zero casos

Os representantes de Xangai não discutiram a interrupção na transmissão do Covid em sua coletiva de imprensa diária, embora as mídias sociais tenham aplaudido a notícia.

“Xangai finalmente chegou a zero no nível da comunidade! Deixe Xangai acordar o mais rápido possível!”, dizia um post na plataforma Weibo.

Zero casos na sexta-feira fora das áreas de quarentena em Xangai, em comparação com 108 na quinta-feira. Alguns, no entanto, minimizaram o marco, observando que a maioria dos moradores da cidade estava trancada em alguma forma de quarentena.

No sábado, as autoridades de saúde disseram que havia quase 16.000 áreas isoladas em Xangai, com mais de 4 milhões de pessoas impossibilitadas de deixar suas casas. Outras 5,4 milhões de pessoas foram impedidas de deixar seus complexos.

Na prática, muitos dos moradores remanescentes em áreas de prevenção de baixo risco ainda não podem deixar seus condomínios.

“O controle epidêmico e preventivo da cidade ainda está em estado crítico, e a tendência de que as pessoas precisam fortalecer os controles continua”, disse Zhao Dandan, vice-diretor da comissão de saúde de Xangai.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *