Telescópio James Webb está totalmente alinhado e pronto para observar universo

Telescópio James Webb está totalmente alinhado e pronto para observar universo

O Telescópio Espacial James Webb está pronto para observar o universo. O enorme espelho do observatório espacial, capaz de perscrutar os confins mais distantes do espaço, agora está completamente alinhado, de acordo com a equipe Webb da Nasa.

Webb será capaz de observar dentro das atmosferas de exoplanetas e observar algumas das primeiras galáxias criadas depois que o universo começou, observando-as através da luz infravermelha, que é invisível ao olho humano.

As primeiras imagens de alta resolução que Webb coleta do cosmos não são esperadas até o final de junho, já que os instrumentos do observatório ainda precisam ser calibrados.

Mas os resultados dos testes divulgados pela Nasa na quinta-feira (28) mostram as imagens claras e bem focadas que os quatro instrumentos do observatório são capazes de capturar. Juntas, essas imagens compartilham todo o campo de visão do telescópio.

Espelhos

Os espelhos do Webb estão direcionando a luz focalizada do espaço para cada instrumento e esses instrumentos estão capturando imagens.

Para o teste, Webb observou uma pequena galáxia satélite vizinha chamada Grande Nuvem de Magalhães. O denso campo de centenas de milhares de estrelas da galáxia pode ser visto nas imagens de teste.

“Estas imagens de teste ​​de um telescópio alinhado com sucesso demonstram o que as pessoas de vários países e continentes podem alcançar quando há uma visão científica ousada para explorar o universo”, disse Lee Feinberg, gerente de elementos do telescópio óptico Webb no Goddard Space Flight Center da Nasa.

A equipe do telescópio espera que o observatório possa até exceder os objetivos que pretendia alcançar, porque já está com um desempenho melhor do que o esperado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *