Parintins: Cetam oferece serviços e monta estandes nos currais de Garantido e Caprichoso

Foto: Divulgação

Uma parceria de anos, que foi interrompida pela pandemia de covid-19, voltou com força total nesta semana. Trata-se do atendimento que o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) presta aos bumbás Garantido e Caprichoso.

Segundo a gerente do Cetam em Parintins, Franciane Lima, as duas associações folclóricas já encaminharam solicitações para a retomada das ofertas dos cursos pelo Cetam. “Falta agora os bois definirem os cursos que eles querem que sejam ofertados, mas os termos de cooperação já foram renovados”, explicou.

Essa semana, que marca a preparação da Alvorada do Garantido e do lançamento do álbum musical do Caprichoso, o Cetam fica nos galpões dos bumbás até sábado ofertando oficinas de automaquiagem, serviços de manicure, corte de cabelo, penteado e design de sobrancelhas para os dançarinos da Batucada do Garantido e Marujada de Guerra do Caprichoso.

Além desses serviços, o Cetam também tem um estande nos currais da Cidade Garantido e Zeca Xibelão.

Nesses espaços os alunos estarão oferecendo serviços de customização de roupa, aplicação em pedraria e expondo os produtos e adereços folclóricos confeccionados por eles, bem como as biojoias.

“Com a confirmação da realização do Festival Folclórico de Parintins, os alunos do Cetam ‘invadiram’ os currais para a oferta de serviços e produtos. E ficaremos até sábado nos espaços”, disse a gerente.

Com as oficinas e o estande, durante essa semana de eventos nos currais dos bois bumbás, o Cetam colocou cerca de 200 alunos em atividades práticas e geração de renda.

Pelas redes sociais os bumbás agradeceram à parceria do Governo do Amazonas, por meio do Cetam.

Governo apoia os bumbás

O Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre Cetam e Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), entregou, em março, equipamentos de proteção individual (EPI) aos trabalhadores de ambos os currais, para garantir a segurança dos operários que atuam na confecção das alegorias. Além disso, os instrutores do Cetam realizam palestras periódicas sobre Segurança do Trabalho para os operários que prestam serviços para Garantido e Caprichoso.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *