Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo, é conhecida como a ‘Cidade do Fim do Mundo’, por se autodenominar a cidade mais austral do planeta (há controvérsias já que Puerto Williams, no Chile, também está na briga pelo título).
Embora seja a capital da Terra do Fogo – que recebeu esse nome na época em que navios estrangeiros passavam pela ilha principal e avistavam as fumaças de fogueiras de povos nômades -, Ushuaia está mais para a terra do gelo. A proximidade da Antártida, distante pouco mais de 1000 km, torna a cidade uma das mais frias da Argentina. A temperatura média anual é de 6ºC, podendo chegar a extremos de -20ºC no inverno.
A província da Terra do Fogo foi habitada pelo homem há milhares de anos, mas a colonização europeia começou a partir de meados do século XIX. Missionários interessados na catequização dos indígenas se estabeleceram na região. Anos depois, a aculturação e as epidemias trazidas pelos colonizadores dizimaram os povos originais.
Na primeira metade do século XX, a cidade cresceu com a instalação de um grande presídio, que foi desativado em 1947. Atualmente, Ushuaia é um importante polo turístico da Argentina, que atrai cada vez mais turistas interessados no ecoturismo e aventura.
O destino também é a porta de entrada para excursões à Antártida, que ocorrem entre outubro e abril.
Quando ir
Ushuaia é um destino perfeito para os apaixonados por esportes de inverno. Entre junho e agosto, as temperaturas ficam entre 2ºC e -20ºC e os ventos frequentes aumentam a sensação de frio. Nesse período, as atrações são a estação Cerro Castor, para a prática de ski e snowboard; e os passeios de trenó puxados por huskies e de motos de neve.
O melhor período para visitar Ushuaia, no entanto, é no verão, que vai de dezembro a fevereiro, quando o clima é mais agradável para as atividades ao ar livre. Nesse período, a temperatura média fica entre 10º e 12ºC, além de contar com quase 17h de luz. As atrações principais são os pinguins da Isla Martillo e o passeio ao Parque Tierra del Fuego.
Leia a matéria completa, com dicas de pontos turísticos, hotéis e restaurantes, no portal de turismo Amazonas e Mais:
Ushuaia, a ‘Cidade do Fim do Mundo’: dicas de atrações, restaurantes e hotéis
Deixe um comentário