Estado inaugura pacote de serviços de saúde na Policlínica Gilberto Mestrinho

Entre serviços estão o Hospital Dia e o Centro de Referência da Saúde da Mulher, além da transferência temporária de cirurgias da Fuham para a unidade.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), inaugurou, nesta quarta-feira (27/04), um pacote de 21 serviços que serão disponibilizados à população na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho (PGGM). Durante o evento, foi também firmado termo de cooperação técnica para transferência temporária de procedimentos cirúrgicos dermatológicos da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) para a unidade.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destacou o bom resultado da parceria com o Corpo de Bombeiros para a gestão da unidade de saúde.

“Uma parceria muito feliz e que deu muito certo. Fizemos uma visita hoje para assinatura de novos convênios e é impressionante o atendimento feito à população. Quero parabenizar o governador Wilson Lima pelo apoio que tem dado, por meio da Secretaria de Saúde, e parabenizar a todos, o gestor da unidade e o comandante Muniz. Neste governo, a nossa preocupação é o melhor atendimento à população”, afirmou o secretário.

Dentre os serviços inaugurados está o Hospital Dia, cuja modalidade de atendimento é voltada para a realização de procedimentos de baixa e média complexidade, como procedimentos oncológicos e dermatológicos. Entre outros serviços estão pequenas cirurgias ortopédicas. O tempo de vigência do termo de cooperação para cirurgias é de cinco meses, enquanto o centro cirúrgico da Fuham passa por reformas estruturais.

Participaram da cerimônia, além do secretário Anoar Samad, o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz; o diretor-geral da Policlínica, tenente-coronel Cristiano Ferreira; e a diretora técnica da Fuham, Lucilene Sales, representando o diretor-presidente, Ronaldo Amazonas.

“Agradeço imensamente a oportunidade que o governador Wilson Lima tem proporcionado à população. Hoje a PGGM é referência de entrada para o interior, agradeço imensamente a parceria com o dr. Anoar, um brilhante secretário de Saúde. Hoje inauguramos mais de 19 serviços que estão agora à disposição da população. Raio-X, centro cirúrgico, são serviços diversos que certamente potencializam a saúde voltada ao interior, e quem vai se beneficiar com isso é a população”, declarou o coronel Orleilso Muniz.

A parceria entre SES-AM e Corpo de Bombeiros na gestão da policlínica, desde 2019, resultou no aumento de 19% na quantidade de consultas realizadas, saltando de 26.594 (2019) para 31.692 (2021). Em relação aos procedimentos, houve aumento de quase 100%, saindo de 6.114, em 2019, para 12.143, em 2021.

Saúde da Mulher

Ainda durante o evento, foi apresentado também o Centro de Referência da Saúde da Mulher, onde é disponibilizada a realização de biópsia percutânea por ultrassonografia, consulta para avaliação da biópsia de mama e ambulatório de ginecologia. Em janeiro, a Policlínica Gilberto Mestrinho passou a ser referência para o Serviço de Diagnóstico de Mama e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo do Útero.

Além disso, as áreas de radiologia, ecocardiografia, eletroencefalografia e ultrassonografia passaram a ofertar os serviços especializados para os usuários da unidade estadual de saúde.

Outros serviços são voltados para imobilização, revisão e troca de aparelho (gessado) ortopédica, com a Sala de Gesso e o Núcleo médico de assistência à saúde do trabalhador, destinado ao atendimento de todos os servidores na policlínica.

Reforma na Fuham

O centro cirúrgico da Fuham entrará em reforma, como parte das adequações para implantação do Hospital Dia. Para manter as atividades cirúrgicas em funcionamento, foi realizada, no começo de abril, a última reunião técnica com representantes da SES-AM e Corpo de Bombeiros, por meio da Policlínica Gilberto Mestrinho, para ajustar o processo de trabalho e transferência dos procedimentos para a unidade.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *