16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral: Câmara Brasileira do Livro comenta o avanço da leitura no Brasil

Publicado em 23 de abril, 2022

A data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Foto: Divulgação

Neste 23 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro e do Direito do autor, data em que foi escolhida pela Unesco, em sua Conferência Geral, realizada em 1995. A data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a criação de datas que pontuem essa relevância auxilia na conscientização da população. “Desde a Criação, o livro é referência fundamental para o crescimento intelectual da humanidade. É por meio das páginas de livros que todos podemos ter contato com diversas histórias, conhecimentos, culturas, personalidades e realidades. O livro tem o poder de nos fazer viajar sem sair do lugar”, afirma Vitor Tavares, presidente da CBL.

No Brasil existem mais de 100 milhões de leitores, que compõem 52% da população, conforme mostra a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A análise realizada pelo Instituto Pró-Livro, com o apoio da Câmara Brasileira do Livro, da Abrelivros, e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), destaca que esses leitores são, em números absolutos, não estudantes (61,2 milhões), da classe C, D e E (70 milhões) e de renda familiar entre um e cinco salários mínimos (76,3 milhões).

Os dados mostram ainda que é maior o número de leitores entre os que possuem Ensino Superior (68%), das classes A e B (67% e 63%, respectivamente), e de renda familiar de mais de 10 salários mínimos (70%). Uma outra informação que chama atenção é o fato de que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler. O número alerta para a importância do incentivo à leitura no Brasil e no mundo.

Isolamento social

Atualmente, o mundo sofreu duras consequências devido ao isolamento social resultado dos últimos anos de pandemia. E os livros foram refúgio para todos e, principalmente, para as crianças. A pesquisa Retratos da Leitura salientou que a faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura. As crianças representam 23% de toda a população e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria. O gosto pela leitura é a principal motivação de 48% dos pequenos.

Por isso, estimular as crianças a manterem ou criarem o hábito da leitura é extremamente importante. Segundo o Instituto Pró-Livro (IPL), 24% das pessoas são influenciadas pela mãe, pelo pai ou por parentes próximos em seu gosto pela leitura; 29% delas são cativadas no primeiro contato com a obra.

Outra pesquisa apresenta o avanço do acesso aos livros no mercado brasileiro. O 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen BookScan e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra que a comercialização de livros teve um acréscimo de 31% somente no ano passado. O faturamento superou os R$ 2 bilhões. E com a comercialização de 55 milhões de livros no Brasil, é notável a recuperação do segmento em relação ao ano de 2020 e traz boas expectativas para 2022.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.