06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Dois terços da população da América Latina foi vacinada contra Covid-19, diz Opas

Publicado em 21 de abril, 2022

Dois terços da população da América Latina foi vacinada contra Covid-19, diz Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirmou nesta semana que mais de dois terços das pessoas na América Latina e no Caribe já receberam duas doses da vacina contra a Covid-19. No entanto, alguns países ainda não atingiram metade da população na cobertura vacinal.

Em entrevista à imprensa, na quarta-feira (20), a diretora da Opas, Carissa F. Etienne, pediu que as pessoas se vacinem e garantam também a proteção de familiares e amigos.

“As vacinas contra a Covid-19 funcionam e são muito seguras”, disse a diretora. “Elas estão protegendo a maioria das pessoas em nossa região das piores consequências da infecção por Covid-19”, completou.

Carissa destacou que 14 países e territórios da região já atingiram a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 70% de suas populações antes de 30 de junho, e mais oito países alcançaram mais de 60% de cobertura.

No entanto, embora haja suprimentos suficientes de vacinas para atender à demanda nas Américas, alguns países continuam ficando para trás, segundo a Opas.

No Caribe, menos de 30% das pessoas receberam a primeira dose sua primeira vacina no Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia. Na América Latina, Guatemala, Guiana e Paraguai ainda não alcançaram 50% de cobertura.

A Opas afirma atuar com os países para fornecimento de assistência técnica às campanhas de vacinação, bem como apoio ao planejamento e comunicação para ajudar a preencher as lacunas.

“A vacinação é um assunto de família e cabe a todos nós garantir que nossos entes queridos estejam protegidos. Se você ou um familiar ainda não se vacinaram contra a Covid-19, converse com um profissional de saúde sobre suas questões e dúvidas”, disse Carissa.

Ampliação da cobertura vacinal

A Opas orienta que os países devem integrar os esforços de vacinação contra a Covid-19 às campanhas de imunização de rotina.

A medida poderá permitir, por exemplo, que mulheres grávidas recebam a vacina contra a doença juntamente com os imunizantes contra gripe e tétano, difteria e coqueluche. Além disso, permitirá que os pais tomem as vacinas e protejam seus filhos contra doenças como sarampo e poliomielite.

De acordo com a Opas, a infraestrutura de emergência criada para aplicar as vacinas contra a Covid-19 em prazo recorde também deve ser utilizada para ampliar a cobertura vacinal para outras doenças.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.