A Amazon disse na quarta-feira (13) que, pela primeira vez na história da empresa, cobrará dos vendedores uma sobretaxa de combustível e inflação de 5%.
A gigante do comércio eletrônico disse que a nova taxa começará em 28 de abril e está sendo imposta porque a inflação piorou significativamente nos últimos meses.
“Em 2022, esperávamos um retorno à normalidade à medida que as restrições do Covid-19 em todo o mundo diminuíam, mas o combustível e a inflação apresentaram mais desafios”, escreveu a Amazon em memorando fornecido pela empresa. “Não está claro se esses custos inflacionários vão subir ou descer, ou por quanto tempo eles vão persistir.”
O porta-voz da Amazon, Patrick Graham, disse que a sobretaxa se aplica apenas às taxas pagas pelos vendedores que optam por usar os serviços de atendimento da Amazon, que incluem armazenamento, embalagem e envio de produtos.
Outros vendedores que não usam o Fulfillment by Amazon não serão afetados. As notícias da sobretaxa foram relatadas pela primeira vez pela Bloomberg News.
Taxa
O aumento da taxa é o exemplo mais recente de como as empresas estão reagindo aos picos de energia e outros custos. Uber e Lyft recentemente começaram a aplicar sobretaxas temporárias de combustível para corridas e as companhias aéreas estão aumentando as passagens aéreas.
Os aumentos de taxas da Amazon para os vendedores podem se traduzir em custos mais altos para os consumidores, à medida que as empresas buscam repassar despesas crescentes a seus clientes.
Os fornecedores aumentaram acentuadamente os preços em 11,2% em março, o maior recorde desde 2010, informou a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas na quarta-feira. Os preços ao consumidor subiram 8,5% ano a ano em março, o maior salto desde 1981.
A Amazon disse em seu memorando que a empresa tentou minimizar o impacto da inflação.
“Como muitos, experimentamos aumentos de custos significativos e os absorvemos, sempre que possível, para reduzir o impacto em nossos parceiros de vendas”, disse a Amazon.
“Quando aumentamos as taxas, estávamos focados em lidar com custos permanentes e garantir que nossas taxas fossem competitivas com as cobradas por outros provedores de serviços.”
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