Evento voltado ao fomento de ações de Bio&TIC da Amazônia terá lançamento oficial nesta quarta

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fomentar ainda mais os polos de bioeconomia e digitais da Amazônia, no próximo dia 13 de abril (quarta-feira), das 10h às 12h, será lançada oficialmente a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, evento previsto para ocorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho deste ano.

Na ocasião do lançamento, que será realizado no auditório da Suframa, diversos atores do ecossistema regional de bioeconomia e de tecnologia e inovação estarão reunidos para apresentar a proposta do evento, sua relevância para a Amazônia e de que forma os temas pré-definidos da programação podem contribuir para promover avanços significativos à sociedade e à economia local.

Realizado pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), a ExpoAmazônia conta, ainda, com o apoio de diversos parceiros, entre entes públicos e privados, todos cientes de seus papeis na promoção de ações que colaborem para o desenvolvimento não apenas da região amazônica, como também de todo o País.

Debate

A presidente da APDM, Vania Thaumaturgo, destaca que a Associação tem buscado constantemente atuar para estimular o debate de temas de interesse para a Amazônia e a iniciativa de se realizar o evento vem ao encontro desta proposta. Segundo ela, “a ExpoAmazônia tem como objetivo discutir, integrar e consolidar os Polos de Bioeconomia da região Amazônica e alavancar os Polos Digitais na região como duas matrizes econômicas viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e o desenvolvimento econômico e social dos povos da região”.

Para tanto, foram definidos eixos temáticos que nortearão o evento, que vão desde a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social para os povos da Amazônia até as tecnologias digitais de vanguarda e o desenvolvimento do empreendedorismo.

Para Fábio Calderaro, gestor do CBA, a integração de atores do ecossistema local permite que os debates acerca de temas relevantes para a sociedade amazônica possam alcançar níveis de maturidade que gerem resultados ainda mais promissores para o pleno desenvolvimento regional. “São eventos como a ExpoAmazônia que nos criam um ambiente favorável para realizarmos ações mais assertivas. Queremos fomentar os polos de bioeconomia e de inovação e tecnologia e, para isso, devemos discutir sobre as estratégias para melhor desenvolvê-los”, afirmou.

Metas e resultados

A partir da programação proposta para o evento e que será apresentada no seu lançamento oficial, a ExpoAmazônia visa a alcançar milhares de atores locais para discutir sobre qual foco se pretende para o Polo de Bioeconomia amazônica e quais estratégias para o seu desenvovimento. Da mesma forma, o evento tem por objetivo apresentar para a sociedade as duas matrizes econômicas viáveis para a região, em complemento às atividades do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Além disso, espera-se apoiar startups na mentoria e apresentação de seus negócios para investidores potenciais, bem como prospectar negócios e atrair estudantes e profissionais para o mercado de tecnologia.

O que: Evento de lançamento da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022
Quando: Quarta-feira, 13 de abril de 2022, das 10h às 12h
Onde: Auditório da Suframa, localizado na Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424, Distrito Industrial, Manaus/AM

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *