
Zelensky diz que discursará no Conselho de Segurança da ONU nesta terça (5)
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que discursará no Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira (5), após afirmar que Kiev deseja uma investigação mais detalhada dos assassinatos que ocorreram na Ucrânia desde o início da invasão russa.
Nesta segunda-feira (4), com a repercussão das dezenas de corpos de civis encontrados espalhados pelas ruas da cidade de Bucha depois da retirada das forças russas, Zelensky visitou o local e afirmou ser “muito difícil negociar quando você vê o que eles fizeram aqui”.
Ele alertou que “quanto mais a Federação Russa adiar” as negociações com a Ucrânia, pior a situação se torna. Para Zelensky, as negociações entre os países são a “única opção”, embora a possibilidade de ter conversas pessoais com o presidente russo Vladimir Putin seja um “desafio”.
O Ministro de Assuntos Europeus da França, Clement Beaune, disse que a União Europeia deve adotar uma nova rodada de sanções contra a Rússia na quarta-feira (6). A secretária de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Liz Truss, disse na terça-feirater concordado com seu colega japonês Hayashi Yoshimasa de que são necessárias mais sanções contra a Rússia.
Enquanto isso, a inteligência do Reino Unido informou que as forças ucranianas recuperaram terreno importante no norte do país, forçando as forças russas a se retirarem das áreas ao redor da cidade de Chernihiv e ao norte da capital Kiev.
Muitas das unidades russas que estão se retirando provavelmente precisarão de reformas significativas e reabastecimento antes de serem remanejadas para operações no leste do país, acrescentou o ministério britânico.
Em Luhansk, no leste da Ucrânia, a situação é “difícil” em meio ao pesado bombardeio russo, de acordo com Serhii Haidai, presidente da administração militar da região. “Nem socorristas nem médicos de ambulância podem chegar a alguns distritos da cidade”, disse ele.