Lygia Fagundes Telles é lembrada em cinco produções que a TV Cultura exibe nesta semana

A escritora faleceu no domingo (3/4), aos 98 anos. Foto: Divulgação

Em homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles, que faleceu no domingo (3/4), aos 98 anos, a TV Cultura exibirá três momentos da autora em sua programação.

Na terça-feira (5/4), às 22h30, irá ao ar o documentário “Lygia, Uma Escritora Brasileira”. Com depoimentos de personagens que pontuaram a história da escritora – como Jô Soares, Tati Bernardi e Ignácio de Loyola Brandão – e utilizando o vasto material de acervo da emissora, o filme leva ao telespectador características pouco conhecidas da autora, além de evidenciar a contemporaneidade de sua obra.

Na sexta-feira (8/4), às 22h30, será apresentado “Autor por Autor – Lygia por Lygia”. Com direção de Paulo Markun e texto da escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral, o programa mistura interpretações das atrizes Eva Wilma e Regina Braga, e do ator Luciano Chirolli, com depoimentos inéditos de Lygia Fagundes Telles.

No sábado (9/4), a partir das 22h30, o público irá rever o programa “Roda Viva” com Lygia Fagundes Telles, gravado em 1996. Na sequência, serão apresentados o “Vox Populi” com a escritora, à meia-noite, e o “Contos da Meia-Noite”, à 1h.

A escritora foi um dos maiores expoentes da literatura do país e integrava a Academia Brasileira de Letras desde 1985.

Conhecida como “a dama da literatura brasileira”, Lygia recebeu o prêmio Camões em 2005 e o prêmio Jabuti em 1966, 1974 e 2001. A escritora também teve obras traduzidas para diversos outros idiomas.

Como conselheira da Fundação Padre Anchieta por mais de 20 anos, deu importante contribuição à TV Cultura e as Rádios Cultura.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *