Lacen-AM distribui kits de teste de detecção de Infecção Latente por Tuberculose

Lacen-AM distribui kits de teste de detecção de Infecção Latente por Tuberculose

Para ampliar a rede de diagnóstico de Infecção latente da Tuberculose (ILTB), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) realiza a distribuição de cinco testes, com 44 amostras cada, para detecção da infecção para laboratórios de referência no Amazonas.

O Lacen-AM é integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). No Amazonas, o Lacen-AM é um dos laboratórios que processam as amostras do teste de detecção de ILTB.

A distribuição dos testes Igra (sigla em inglês para ensaios de detecção de interferon gama em amostras de sangue) é realizada para laboratórios da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Laboratório da Fronteira de Tabatinga (Lafron), vinculado à FVS-RCP; da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus) e da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

O público para realização dos testes são crianças com idade igual ou acima de 2 anos e menor que 10 anos; pessoas que têm contato com casos de tuberculose ativa; candidatos a transplante de células-tronco; e pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), mais especificamente os que têm contagem de linfócitos T-CD4+ maior que 350 células/mm3.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a detecção da tuberculose antes de acometer o paciente com sintomas, ainda enquanto infecção, é estratégia fundamental para redução da taxa de disseminação no Amazonas.

“O diagnóstico da infecção latente por tuberculose é uma estratégia para prevenir a transmissão de tuberculose e reduzir a doença no Amazonas, por meio do diagnóstico e tratamento precoces da doença. Quanto antes o tratamento for feito, menor será o sofrimento do paciente”, ressalta Tatyana.

Prevenção intensificada

De acordo com a farmacêutica bioquímica, Adriana Ferreira, os testes vão intensificar as ações de prevenção da tuberculose, enquanto doença, no Amazonas.

“O teste Igra incorporado ao SUS serve para o rastreio da infecção latente da tuberculose, com o objetivo de quantificação da resposta imune celular de Linfócitos T, a partir de amostras de sangue periférico”, específica a farmacêutica.

Igra

O teste Igra (ensaio de liberação de Interferon-gama) é um dos métodos de maior precisão para identificar a tuberculose latente, analisado e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O exame é realizado com amostra de sangue e requer visita ao médico, apresentando resultado rápido e seguro.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *